O local escolhido para as estradas pode causar erosão. Entenda!

A existência de estradas em uma propriedade é fundamental para a realização dos trabalhos. Porém, essas devem ser bem planejadas

O local escolhido para as estradas pode causar erosão. Entenda!

A distribuição racional dos caminhos é uma prática básica na conservação do solo e da água, pois muitas medidas a serem adotadas se fundamentam na correta disposição das estradas, porém, geralmente, é negligenciada por agricultores e técnicos.

Sabe-se que a existência de estradas em uma propriedade é fundamental para a realização dos trabalhos. Quando são bem planejadas, construídas e conservadas, elas facilitam o desenvolvimento da atividade agrícola e ainda ajudam no controle da erosão.

Infelizmente, na maioria das vezes, as estradas e os carreadores são construídos em linha reta (e não em nível), desconsiderando a topografia do terreno. São também dispostas, erradamente, sem sistemas de drenagem para coleta e desvio da enxurrada deles proveniente. Recebem também água de glebas vizinhas, que correm sobre elas, provocando erosão, o que dificulta o trânsito e encarece o trabalho de manutenção.

Além disso, quando as estradas são dispostas em linha reta, as culturas ficam, quase sempre, com ruas “a favor das águas” (morro abaixo), o que contribui ainda mais para as perdas de solo por erosão.

Para resolver ou minimizar esses problemas, deve-se fazer a distribuição racional dos caminhos, o que significa colocá-los, ao máximo, próximo do contorno (em nível). Desse modo, as estradas ou carreadores principais devem ser locados e construídos em nível (carreadores em nível ou nivelados), com largura de 5 m a 6 m e uma ligeira inclinação transversal (0,05%) no sentido do barranco.

Os carreadores que fazem a ligação entre os nivelados (carreadores em pendente) devem ser, sempre que possível, inclinados (enviesados) e desencontrados, com 3 m a 4 m de largura. Isso evita que carreadores em pendente, dispostos sem interrupção, formem uma rampa, ou lançante, muito comprida, o que aumentaria a velocidade e o volume da enxurrada, favorecendo a erosão dentro do carreador.

A água que escorre dos carreadores em pendente deve ser desviada para bacias de captação ou caixas de retenção, devidamente dimensionadas.

Pode ainda ser desviada para terraços, para um dos lados ou para os dois lados do carreador, por meio de pequenos canais de desvio.

Essa é também uma medida de grande importância para a conservação das estradas e o controle da erosão.

 

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Por Daniela Guimarães

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 07-07-2023 Meio Ambiente

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