5 questões sobre as placas solares para aumentar seu conhecimento

A transformação da energia solar em energia elétrica é obtida através da tecnologia fotovoltaica, que é um sistema que utiliza materiais especiais capazes de converter a luz solar em energia elétrica

5 questões sobre as placas solares para aumentar seu conhecimento

O aproveitamento da energia solar pode ser feito, utilizando-se materiais simples e com investimentos relativamente baixos, podendo ser utilizada não apenas em locais totalmente desprovidos de energia elétrica, mas, em qualquer outra situação, como, por exemplo, quando se deseja reduzir os custos com energia elétrica.

1. Como funciona uma placa solar?



Uma placa solar é formada por células fotovoltaicas de silício, que transformam a luz solar diretamente em eletricidade. A transformação é feita sem qualquer desgaste de material, assegurando à placa solar uma durabilidade praticamente ilimitada.

2. Uma placa solar funciona com tempo nublado ou chuvoso?



Sim, a quantidade de energia elétrica produzida é proporcional à intensidade da luz que incide na placa solar. Desse modo, com céu claro e sol forte, a energia gerada será máxima, mas, mesmo com céu nublado, haverá geração de eletricidade. Até mesmo com tempo chuvoso, a pequena claridade existente irá produzir uma pequena quantidade de energia (até 20%).

3. A placa solar acumula energia produzida, permitindo seu uso durante a noite?



Não. A energia gerada, se não for aproveitada na hora que é produzida, será desperdiçada. Portanto, deverá ser usada assim que é gerada (para acionar uma bomba d’água, por exemplo) ou ser armazenada em baterias para uso posterior (por exemplo, para acender lâmpadas durante a noite).

4. A placa solar serve para aquecer água ou alimentar um chuveiro elétrico?



Uma placa solar não deve ser usada para aquecer água. É muito comum confundir um coletor solar térmico, que aproveita o sol para aquecimento de água e uma “placa fotovoltaica”, que transforma a luz solar em eletricidade. O coletor solar é um equipamento relativamente simples: trata-se de um aparelho através do qual circula água, que se aquece com a incidência do sol. Quanto a usar uma placa solar para alimentar um chuveiro elétrico, não é aconselhável. É muito mais simples (e muito mais barato!) aquecer água, usando diretamente um coletor térmico, ao invés de usar uma placa fotovoltaica para produzir eletricidade e depois transformar a eletricidade em calor.

5. Que tipos de aparelhos podem ser alimentados através de placas solares?



A placa solar produz eletricidade em corrente contínua (12 volts, a mesma voltagem fornecida por uma bateria automotiva). Somente podem ser alimentados diretamente por uma placa solar aparelhos cujas voltagens de operação sejam compatíveis. Atualmente, são disponíveis no mercado diversos equipamentos que funcionam em 12 volts corrente contínua (lâmpadas fluorescentes, televisores, rádios, ventiladores, bombas d’água, refrigeradores e outros).
É possível também alimentar diretamente aparelhos que funcionam em 24, 36 ou 48 Volts corrente contínua, interligando 2, 3 ou 4 painéis solares de 12 volts em série.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Energia Alternativa
Por Daniela Guimarães.

 

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 18-07-2023 Energia Alternativa

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.