Centro de Produções Técnicas

Água de poço com excesso de ferro – saiba o que fazer


O excesso de ferro na água do poço pode ser corrigido por meio de dois processos relativamente simples – aeração ou complexação

retirar ferro da agua de poço producao de biodiesel Água de poço com excesso de ferro   saiba o que fazer

O valor máximo de ferro na água não pode ultrapassar 0,3 miligrama por litro.

Em geral, o excesso de ferro na água do poço pode estar relacionado ao longo período de repouso. Quando isso ocorre, o mineral reage com o oxigênio, o que dá à água a cor amarelada. Mas outros fatores podem resultar no aumento de ferro na água, como a construção do reservatório em terrenos com inclinação acentuada ou em terrenos mais antigos. Como a presença do ferro acima do normal foge aos padrões do Ministério da Saúde, sua imediata correção se faz necessária.

A retirada do ferro da água é muito comum nas Estações de Tratamento de Água. O processo é conhecido como aeração e é relativamente simples – basta adicionar à água produtos coagulantes para que o mineral se transforme em floco e, assim, desça ao fundo do reservatório. Dessa forma, torna-se mais fácil removê-lo. Após a remoção do ferro, a água passa por filtragem para que se torne própria para consumo sem colocar em risco a saúde pública.

Entretanto, há outra forma eficiente de retirar o excesso de ferro da água – trata-se do processo de complexação. O procedimento ocorre da seguinte forma: um produto chamado PHOSLAN (à base de fosfatos e atóxicos) é injetado na saída do poço por meio de uma bomba dosadora. Com isso, os níveis de ferro são corrigidos e os parâmetros exigidos para uma água de qualidade voltam ao normal – como cor, odor e turbidez.

“Para evitar o aumento de ferro na água, alguns cuidados devem ser tomados, como a inspeção dos poços – para avaliar a qualidade da água e a presença de metais em excesso, além do processo de perfuração – que deve ser realizado por empresas bem-conceituadas no mercado”, afirmam Francisco Markowicz Júnior e Joaquim Aurélio Gomes, professores do Curso a Distância CPT Perfuração de Poços Artesianos e Semiartesianos, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

No caso de águas subterrâneas com boa qualidade, apenas a desinfecção já é suficiente para torná-la potável. Por outro lado, se for constatado na água do poço ferro sob a forma de bicarbonato ferroso, o melhor a fazer é consultar um especialista para dimensionar o problema e indicar o melhor método de remoção do mineral. É importante ressaltar que o valor máximo de ferro na água, permitido para consumo humano, não pode ultrapassar 0,3 miligrama por litro.

Fontes: Revista Globo Rural e Tecnologia e Treinamento.

Salvar

Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas