4 passos para fazer biodiesel caseiro

4 passos para fazer biodiesel caseiro. Você precisará de 1 litro de óleo vegetal de qualidade (canola, girassol ou milho), 200 ml de metanol e 3,5 gramas de soda cáustica (hidróxido de sódio).

4 passos para fazer biodiesel caseiro Para fazer biodiesel caseiro, use preferencialmente óleos vegetais neutros

“Uma ótima alternativa para substituir o diesel de petróleo é o biodiesel. Trata-se de um combustível renovável, com baixo impacto no meio ambiente”, afirma Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do Curso a Distância CPT Produção de Biodiesel na Fazenda em Livro+DVD e Online. Produzido com óleo vegetal ou gordura animal, o biodiesel pode ser feito em usinas, mini usinas de fazendas ou em casa.

Se você quer aprender a fazer biodiesel caseiro, siga os passos abaixo. Você precisará de 1 litro de óleo vegetal de qualidade (canola, girassol ou milho), 200 ml de metanol e 3,5 gramas de soda cáustica (hidróxido de sódio).

O local de fabricação deve ser bem ventilado, ter grande disponibilidade de água, contar com estação de lavagem de olhos (eyes-wash), além de extintores de incêndio e material de contenção de derramamento. Isso garante maior segurança durante todo o processo de fabricação de biodiesel caseiro.

Além disso é essencial usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como óculos de proteção, máscara e luvas resistentes a produtos químicos (até os cotovelos e por cima das mangas longas), além de calças com tecido grosso. Mesmo com todo esse aparato, ainda assim é preciso usar um avental de serviço pesado (não pode ser de material sintético).

Para fazer biodiesel caseiro, recomendamos óleos vegetais neutros, como girassol e canola, pois apresentam ponto de fusão baixo (não solidificam no frio). Já os óleos ácidos, como amendoim e coco, não são indicados, pois alteram as reações químicas, solidificam em temperaturas altas e dificultam o fabrico do biodiesel, principalmente para iniciantes.

Passos para fazer biodiesel caseiro:

Passo 1

Em um liquidificador de vidro, adicione 200 ml de metanol e 3,5 gramas de soda cáustica. Esta deve ser dissolvida completamente no metanol por cerca de dois minutos.

Passo 2

À parte, aqueça 1 litro de óleo vegetal a 55 °C e o adicione à mistura ainda quente. O processo dura aproximadamente 30 minutos até formar dois produtos: biodiesel e glicerina.

Passo 3

Em um recipiente de vidro de boca larga, deixe a mistura em repouso (por várias horas) até que surjam duas camadas: biodiesel e glicerina. A camada superior será o biodiesel.

Passo 4

Com a ajuda de uma bomba, retire o biodiesel cuidadosamente. Ele já está pronto para utilização. Já a glicerina pode ser usada para fazer sabão.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Biocombustíveis.

Fonte: facavocemesmo.net

Administrador 27-07-2018 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.