Centro de Produções Técnicas

Categoria: Matérias-Primas


As principais matérias-primas para produção de biodiesel vêm da gordura animal, do óleo vegetal e de óleos e gorduras residuais

materia prima biodiesel pa Produção de biodiesel   conheça as principais matérias primas

O sebo de boi é a segunda principal fonte para produção de biocombustível.

Em geral, as principais matérias-primas para produção de biodiesel vêm da gordura animal, do óleo vegetal e de óleos e gorduras residuais. Dentre as fontes vegetais mais utilizadas nas microusinas de biocombustível, temos a mamona, o dendê, o babaçu, o girassol, o algodão, o amendoim, o pinhão-manso, a soja, a canola, o abacate e a oiticica. Já as de origem animal, temos o sebo de boi, a banha de porco, o óleo de aves e o óleo de peixes. Alguns também utilizam óleos residuais de fritura, com grande potencial de oferta – mais de 30 mil toneladas por ano.

 
oleos essenciais cursos cpt Produção de Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas

Propriedades mais conhecidas dos óleos essenciais são: antibióticas, anti-inflamatórias, antifúngicas, analgésicas e sedativas. Foto: reprodução

Os óleos essenciais atuam de formas muito variadas. Podem, por exemplo, nas flores, promover a atração de insetos polinizadores, aumentando a eficiência da reprodução, com maior produção de sementes. Por outro lado, ao contrário, podem ter uma função repelente contra insetos que sejam seus inimigos naturais e que possam lhes causar danos. Além disso, como substâncias que atuam em processos alelopáticos, ou seja, na inibição da germinação de sementes e do crescimento de outras plantas competidoras à sua volta.

 
oleo de girassol cursos cpt Conheça as propriedades do óleo de girassol

O óleo de girassol é considerado como o de melhores características nutricionais e organolépticas em relação aos outros óleos vegetais comestíveis.

O girassol é uma das quatro maiores culturas oleaginosas produtoras de óleo vegetal comestível em utilização no mundo. É cultivado, com sucesso, nos cinco continentes, em mais de 25 milhões de hectares. Os maiores produtores mundiais são a Rússia, a Argentina, a Comunidade Europeia e os Estados Unidos. Se existe a planta ideal, da qual tudo se aproveita, o girassol está bem próximo dela.

 

O objetivo é melhorar a produtividade e a qualidade do produto

genoma da cana Pesquisadores avançam no mapeamento do genoma da cana

A pesquisa aponta um conhecimento mais aprofundado sobre a cana-de-açúcar e o etanol

Pesquisadores da USP e da Unicamp tentam descobrir como funciona o genoma cana, visando aumentar a quantidade e melhorar a qualidade da matéria-prima que é sinônimo de energia renovável.

 

Tratamento térmico é uma alternativa para o uso de resíduos florestais e agroindustriais

eucalyptus 225x300 Resíduos podem ser usados como fonte de energia

Os resíduos tratados apresentam maior concentração energética, maior durabilidade e menor umidade que o material bruto

“Os resíduos podem ser usados para gerar energia”, afirma Juliana Rodrigues Silvério dos Santos, pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq). Após o tratamento, o material apresenta maior concentração energética, maior durabilidade e menor umidade que o material bruto, além de ser mais fácil de ser transportado. Para a pesquisadora, o tratamento é uma alternativa para a destinação de resíduos florestais e agroindustriais.

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas