Centro de Produções Técnicas

Categoria: Meio Ambiente


A energia das ondas é renovável e limpa dentro dos padrões da sustentabilidade

energia das ondas producao de biodiesel Descubra como é gerada a energia das ondas

A energia das ondas é renovável e limpa dentro dos padrões da sustentabilidade. Mas como ela é gerada? Primeiramente, devemos saber como são formadas as ondas. Elas são o resultado da força dos ventos na superfície do oceano. Para transformar esse movimento em energia elétrica, é preciso que as ondas sejam contínuas. Por isso, locais onde os ventos não formam ondas continuamente não são propícios para gerar energia ondomotriz.

O comportamento regular das ondas gera uma energia cinética perfeita para a geração de eletricidade – o mesmo ocorre com os ventos que geram energia eólica. Para gerar energia, a região deve permitir que a tecnologia ondomotriz seja viável. Ou seja, o mar é condição fundamental para que a energia das ondas possa ser implantada. Além disso, o movimento das ondas deve ser contínuo e suficiente para gerar energia cinética estável.

A principal vantagem da energia das ondas é o baixo impacto ambiental, pois se trata de uma energia limpa, que não emite CO2 à atmosfera terrestre. Por outro lado, o local onde é instalado o sistema ondomotriz torna-se impróprio para pesca. Portanto, o impacto é leve, mas ainda assim ocorre no meio ambiente.

Antes de instalar os dispositivos, é preciso realizar um bom estudo ambiental para uma avaliação mais precisa. “Com a avaliação de impactos ambientais, pode-se exigir a observação de pontos que possibilitem a harmonização da relação do homem com o ambiente, disciplinando a ação humana e impondo limites à utilização dos recursos naturais, como a energia das ondas”, afirma Elias Silva, professor do Curso a Distância CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, em Livro+DVD e Online, da Área Meio Ambiente.

Principais sistemas ondomotrizes:

Absorvedores flutuantes

Os absorvedores flutuam na água do oceano. Tratam-se de enormes boias compostas por turbinas. Quando as ondas passam, um pistão dentro da boia é movimentado, o que ativa a turbina para geração de energia elétrica.

Atenuadores

Os atenuadores flutuam paralelamente à direção das ondas. Tratam-se de dispositivos longos e segmentados, conectados a bombas hidráulicas. Quando as ondas passam, estas são movimentadas, o que alimenta um transformador de energia elétrica.

Terminais

Os terminais são torres instaladas na costa do mar. Em cada torre, há uma turbina. Quando as ondas passam, elas movimentam a coluna de água na base da turbina subindo e descendo. Isso faz com que a turbina seja acionada e transforme o movimento cinético em energia elétrica.

Dispositivos overtopping

Os dispositivos overtopping são enormes caixas, como balsas flutuando no mar. Quando as ondas passas, elas enchem de água. Com a ajuda da gravidade, a água é empurrada, o que aciona a turbina no fundo, que transforma o movimento em eletricidade. Fonte: Portal da Energia.

Confira o artigo “Conheça o Código das Águas Brasileiro” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


Salvar

 

Conhecida como madeira clean, a madeira limpa não possui nós, daí ser excelente para produção de móveis

eucalipto producao de moveis producao de biodiesel Eucalipto   madeira clean para produção de móveis

A madeira clean não apresenta nós e alcança alto valor no mercado.

O eucalipto é uma cultura muito importante para os produtores do Paraná, pois gera renda a inúmeras famílias da região. Umuarama se destaca por ser um dos principais polos moveleiros, que utiliza madeira clean para produção de móveis. Como a matéria-prima vem de outras cidades paranaenses, a SEAB – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná tomou a iniciativa de garantir a instrução dos produtores de eucalipto para melhorar a qualidade da madeira e transformá-la em madeira limpa, própria para o setor moveleiro.

 

Quanto maior a árvore, maior a sua capacidade de absorver gás carbônico e liberar oxigênio

arvore beneficios producao de biodiesel Qual a melhor árvore para limpar a atmosfera?

A absorção de CO2 e a liberação do oxigênio dependem do potencial de desenvolvimento da árvore.

Inúmeros são os benefícios da árvore ao meio ambiente. Uma única árvore possui alta capacidade de absorção da água da chuva – acima de 3 mil litros. Com isso, tanto os mananciais como os lençóis freáticos são preservados e sua contaminação é reduzida em 7%. O plantio de árvores em área urbana reduz a poluição sonora, além de diminuir a temperatura do asfalto em até 2°C. Outra vantagem surpreendente das árvores é que elas funcionam como filtro limpando o ar que respiramos.

 

O excesso de ferro na água do poço pode ser corrigido por meio de dois processos relativamente simples – aeração ou complexação

retirar ferro da agua de poço producao de biodiesel Água de poço com excesso de ferro   saiba o que fazer

O valor máximo de ferro na água não pode ultrapassar 0,3 miligrama por litro.

Em geral, o excesso de ferro na água do poço pode estar relacionado ao longo período de repouso. Quando isso ocorre, o mineral reage com o oxigênio, o que dá à água a cor amarelada. Mas outros fatores podem resultar no aumento de ferro na água, como a construção do reservatório em terrenos com inclinação acentuada ou em terrenos mais antigos. Como a presença do ferro acima do normal foge aos padrões do Ministério da Saúde, sua imediata correção se faz necessária.

 

Segundo a agência ambiental da ONU, a emissão de CO2 continua em grande escala, o que requer medidas imediatas por parte dos países de todo o mundo

gases de efeito estufa co2 producao de biodiesel Emissões de CO2 chegarão a 56 gigatoneladas em 2030

A emissão de gases de efeito estufa continua em grande escala.

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas