Centro de Produções Técnicas

Categoria: Energia Alternativa


Na gaseificação a leito fluidizado para resíduos sólidos urbanos, o lixo é triturado para, posteriormente, passar por reações termoquímicas

energia do lixo producao de biodiesel Inovação tecnológica   geração de energia do lixo

Até 25% da energia elétrica das residências brasileiras pode ser atendida pela energia dos lixos urbanos.

Sim, é possível gerar energia do lixo graças à inovação tecnológica totalmente nacional. Trata-se da gaseificação a leito fluidizado para resíduos sólidos urbanos, na qual o lixo é triturado para, posteriormente, passar por reações termoquímicas. No processo, os resíduos triturados permanecem dispersos em um leito constituído de partículas inertes, que produzem gases combustíveis não poluentes. Isso porque são produzidos em um sistema hermético, que impede sua emissão à atmosfera terrestre.

 

Além de renovável, a energia solar é inesgotável e não causa impactos negativos no meio ambiente

importancia da energia solar producao de biodiesel A importância da energia solar para o Brasil

A manutenção dos painéis solares é mínima, pois eles possuem grande durabilidade.

Tamanha é a importância da energia solar para o Brasil, que muitas regiões do país têm adotado o sistema, seja em propriedades rurais ou centros urbanos. Trata-se de meio renovável, limpo e sustentável de gerar eletricidade ou calor. Portanto, vale a pena investir na energia gerada pelo sol, pois, além de economizar na conta de luz, a sua utilização reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera.

 

O biogás é um ótimo substituto para o gás natural, além de ser uma alternativa promissora e sustentável de energia

biogas substituto do gas natural producao de biodiesel Biogás   alternativa promissora de energia

Produzir biogás é um meio sustentável de aproveitar os resíduos urbanos, da agricultura e da pecuária.

Quando a matéria orgânica se decompõe com a ação das bactérias, é gerado um gás conhecido como biogás. Para que ele se transforme em energia elétrica, é preciso que ocorra a conversão da energia química do gás em energia mecânica por meio da combustão. Esta aciona o gerador que produz a energia elétrica. Na verdade, o biogás é um ótimo substituto para o gás natural, além de ser uma alternativa promissora e sustentável de energia.

 

A bioeletricidade utiliza tecnologia exclusivamente brasileira, o que fortalece a indústria nacional

bioeletricidade e biomassa da cana de acucar producao de biodiesel Saiba mais sobre bioeletricidade e biomassa da cana

A bioeletricidade é gerada da biomassa dos subprodutos da cana-de-açúcar.

Originária da biomassa da cana-de-açúcar (bagaço e palha), a bioeletricidade é uma energia limpa e renovável. Com ela, são abastecidas as usinas de cana – o que reduz a dependência da energia elétrica produzida pelas concessionárias. Atualmente, apenas 30% das usinas utilizam a rede elétrica – os outros 70% geram sua própria energia, sem desperdício nem emissão de gases nocivos à atmosfera terrestre.

 

Além de renovável e limpa, a energia eólica é um meio sustentável de evitar o aquecimento global

energia eolica producap de biodiesel Energia eólica apresenta benefícios ambientais

A implantação da energia eólica praticamente não gera impacto ambiental.

Não é novidade que a energia produzida pelos ventos é favorável ao planeta. Além de renovável, a energia produzida pelos ventos é um meio sustentável de evitar o aquecimento global. Do mesmo modo, sua produção não necessita de água, como ocorre com as hidrelétricas. Portanto, há inúmeros benefícios ambientais quando se utiliza esse tipo de energia. Outra vantagem: a energia eólica é uma das fontes mais baratas já existentes – principalmente pela redução dos custos de produção e pelo aumento do volume de energia gerada (de acordo com as previsões para os próximos anos).

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas