Centro de Produções Técnicas

Categoria: Biocombustíveis


As microalgas se desenvolvem na matéria orgânica da vinhaça e produzem um óleo excelente para a produção de biocombustível

microalgas viram biocombustivel producao de biodiesel Microalgas de efluentes viram biocombustível

Espécies de microalgas podem ser cultivadas em resíduos líquidos da agroindústria. Não é ficção científica, mas sim uma realidade possível graças à Embrapa Agroenergia (DF). As microalgas de efluentes não apenas viram biocombustível como também cosméticos e rações. Foram três anos de contínuas pesquisas para chegar à grande descoberta: as microalgas mixotróficas – até o momento, desconhecidas na biodiversidade brasileira.

 

Algumas regiões do país entenderam a importância da produção de etanol a partir do milho, pois trata-se de um excelente biocombustível

producao de etanol do milho producao de biodiesel A importância da produção de etanol a partir do milho

“O milho tornou-se uma das culturas mais importantes do país, cultivada tanto em grandes como pequenas propriedades, onde assume importante papel social de manutenção de milhares de famílias rurais”, afirmam Glauco Vieira Miranda e João Carlos Cardoso Galvão, professores do Curso a Distância CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades, em Livro+DVD e Online, da Área Agricultura.

 

A redução do imposto do PIS/Cofins sobre o etanol será benéfica ao setor sucroalcooleiro

etanol com imposto reduzido producao de biodiesel Governo reduz imposto do PIS/Cofins sobre etanol

Considerado um combustível renovável e sustentável, o etanol reduz a emissão de gases nocivos à atmosfera terrestre em quase 90%. Trata-se de um biocombustível com viabilidade ecológica, que não gera grandes impactos ambientais como os combustíveis derivados do petróleo. Portanto, sua utilização traz benefícios ao meio ambiente.

 
biodiesel de soja producao de biodiesel Biodiesel de soja reduz mais de 70% dos gases do efeito estufa

O uso do biodiesel de soja ajuda a reduzir a emissão de gases GEE.

Não é novidade que o uso de biodiesel é benéfico ao meio ambiente. Continuamente são realizados estudos, que comprovam as vantagens do biocombustível – desde a cadeia produtiva até o uso em motores e veículos. Além de diminuir a emissão dos gases de efeito estufa, o biodiesel é renovável e sustentável. Não apenas o biodiesel de mamona ou pinhão-manso são vantajosos, mas também da soja, que produz um óleo de excelente qualidade para a produção de combustível verde.

 

O bagaço de cana-de-açúcar ganhou a liderança no ranking nacional de produção de energia de biomassa, com uma porcentagem de 42%

biomassa de cana producao de biodiesel Geração de energia da queima de biomassa aumenta mais de 30%

O potencial produtivo da queima de biomassa da cana chegou a 316 MW médios.

Biomassa refere-se a toda matéria orgânica produzida em uma determinada área, capaz de produzir energia quando queimada em usinas. As principais fontes são os resíduos agrícolas, como bagaço de cana-de açúcar, e o esterco de currais, pocilgas e granjas. Trata-se de uma energia renovável e sustentável, pois gera baixo impacto no meio ambiente. Graças à produção de energia da queima de biomassa, é possível reduzir o aquecimento global, o que é extremamente benéfico ao Planeta.

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas