Centro de Produções Técnicas

Categoria: Biocombustíveis


biodiesel de soja producao de biodiesel Biodiesel de soja reduz mais de 70% dos gases do efeito estufa

O uso do biodiesel de soja ajuda a reduzir a emissão de gases GEE.

O potencial do biodiesel de soja para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa é bastante significativo

Não é novidade que o uso de biodiesel é benéfico ao meio ambiente. Continuamente são realizados estudos, que comprovam as vantagens do biocombustível – desde a cadeia produtiva até o uso em motores e veículos. Além de diminuir a emissão dos gases de efeito estufa, o biodiesel é renovável e sustentável. Não apenas o biodiesel de mamona ou pinhão-manso são vantajosos, mas também da soja, que produz um óleo de excelente qualidade para a produção de combustível verde.

 

O bagaço de cana-de-açúcar ganhou a liderança no ranking nacional de produção de energia de biomassa, com uma porcentagem de 42%

biomassa de cana producao de biodiesel Geração de energia da queima de biomassa aumenta mais de 30%

O potencial produtivo da queima de biomassa da cana chegou a 316 MW médios.

Biomassa refere-se a toda matéria orgânica produzida em uma determinada área, capaz de produzir energia quando queimada em usinas. As principais fontes são os resíduos agrícolas, como bagaço de cana-de açúcar, e o esterco de currais, pocilgas e granjas. Trata-se de uma energia renovável e sustentável, pois gera baixo impacto no meio ambiente. Graças à produção de energia da queima de biomassa, é possível reduzir o aquecimento global, o que é extremamente benéfico ao Planeta.

 

No Paraguai, será inaugurada a maior indústria de etanol da América Latina na província de San Pedro

maior industria de etanol producao de biodiesel Produção de etanol   Paraguai terá a maior indústria da América Latina

O Paraguai é um grande produtor de milho – principal matéria-prima para fabricação de etanol.

O etanol pode ser fabricado com cana-de-açúcar e milho. O processo mais comum é conhecido como fermentação, mas existem outros meios de fabricação de etanol, nas quais ocorrem reações químicas nas moléculas de açúcar realizadas em laboratórios. No Brasil, a matéria-prima mais utilizada na indústria de etanol é a cana-de-açúcar, com produtividade de 7.550 litros por hectare plantado. Já nos Estados Unidos, eles utilizam o milho, com produtividade de 3 mil litros por hectare.

 

O processo para transformação de sobras de couro em biodiesel 100% puro tem início com a retirada do corante

biocombustível de restos de couro producao de biodiesel Conheça o biodiesel de sobras de couro

O biodiesel de sobras de couro é uma forma sustentável de produção.

Em Franca, jovens pesquisadores criaram um meio de aproveitar o couro resultante da fabricação de calçados e curtumes: o biodiesel de sobras de couro. Além de benéfico para o meio ambiente, pois aproveita resíduos de difícil decomposição na natureza, no futuro próximo, esse projeto será vantajoso para o bolso dos brasileiros – biocombustível mais barato, e para os empresários.

 

O biodiesel de óleo extraído de vísceras de peixes, chamado OGR, vem da produção sustentável dos piscicultores cearenses em parceria com a Petrobras

oleo de peixe producao de biodiesel Produção de biodiesel de óleo de peixe

O óleo para produção de biodiesel pode ser extraído das vísceras de peixes.

Piscicultores no Ceará passaram a aproveitar o óleo de peixe para produção de biodiesel e têm lucrado com isso. São 40 cooperados que se uniram em prol de um ideal: gerar renda para as famílias da região com a produção sustentável. Trimestralmente, a cooperativa distribui 15 mil litros de óleo das vísceras das tilápias a R$ 2,20 o litro.

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas