Centro de Produções Técnicas

Resíduos agroindustriais para a produção de biomassa


Essas substâncias possuem alto valor energético, o que pode reduzir a dependência da energia comprada

residuos agroindustriais 300x225 Resíduos agroindustriais para a produção de biomassa

Industrias de açúcar, álcool, matadouros, fábricas de doces, conservas, entre outros, podem fazer o aproveitamento de seus resíduos

Devido à quantidade de resíduos e à ação prejudicial deles ao meio ambiente, o destino do lixo de origem urbana e agrícola é uma das grandes preocupações dos gestores públicos. Essa situação é um dos maiores desafios para os pesquisadores que buscam uma solução sustentável.

Atualmente, alguns setores da agroindústria podem fazer o aproveitamento de seus resíduos. As indústrias de açúcar e álcool, matadouros e frigoríficos; indústria de pesca, fábricas de doces e conservas; e negócios de madeira e os de papel e celulose são os principais.

Os resíduos agroindustriais, em geral, possuem alto valor energético, o que pode reduzir a dependência da energia comprada, se forem utilizados para a geração de vapor e eletricidade. Para o uso da energia dos resíduos, os procedimentos tecnológicos são, principalmente, dois: a queima em fornos e caldeiras, e a biodigestão anaeróbia.

A queima em fornos e caldeira já é um procedimento tradicional, seu uso depende apenas da quantidade de umidade do material. É possível queimar resíduos com até 50-60% de umidade. A biodigestão anaeróbia, considerada como inovadora, é um processo que digere matéria orgânica em ausência de oxigênio, ou seja, é um reator químico em que as reações têm origem biológica.

Restos como cascas de produtos vegetais também possuem potencial energético. Alguns exemplos são o bagaço de cana e as sobras da fabricação de papel e celulose, os quais podem chegar a gerar 80% do vapor necessário para a produção na indústria.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas