Centro de Produções Técnicas

Algas para a produção de biodiesel


O cultivo de algas e fungos pode produzir até 200 vezes mais óleo ou açúcar por hectare

algas 300x225 Algas para a produção de biodiesel

Com a elevada demanda por combustíveis, a produção de biocombustível exigirá cada vez mais novas tecnologias e fontes

O governo brasileiro foi o primeiro a lançar o programa do álcool e depois do biodiesel. Hoje é obrigatória a adição de álcool à gasolina, o teor pode variar entre 20 e 25%. Já no caso de biodiesel ao diesel, o teor é fixo, 5%. A produção de biocombustível no país já passou de 2 bilhões de litros por ano e a tendência é de aumentar para conseguir acompanhar o consumo crescente de diesel e biodiesel.

Com a elevada demanda por combustíveis, a produção de biocombustível exigirá cada vez mais novas tecnologias e fontes de biomassa. O cultivo de algas e fungos vem recebendo atenção por sua possibilidade de produzir até 200 vezes mais óleo ou açúcar por hectare, sem precisar utilizar terras férteis, não necessitando de infraestrutura de armazenamento e podendo ser colhidos em poucos dias.

Pesquisas com algas têm sido feitas em todo o país e os resultados são animadores. As algas possuem grande potencial como fonte de matéria-prima para a fabricação de biodiesel, basta encontrar formas viáveis para a sua produção em grande escala. O Brasil lidera o ranking mundial de publicações científicas que envolvem estudos sobre o biodiesel.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas