O cultivo de girassol para extração de óleo é vantajoso?

O girassol é uma importante fonte de óleo comestível e com grandes vantagens para a produção de óleo combustível

O cultivo de girassol para extração de óleo é vantajoso?

O óleo pode ser extraído de diversas espécies de plantas que crescem em diferentes condições ambientais.

Todas as sementes possuem óleo em maior ou menor quantidade. Algumas produzem óleos alimentícios, e outros óleos impróprios para o consumo alimentar animal e humano, mas servem para outras finalidades (combustível, lubrificante, plástico etc.).

O girassol é uma importante fonte de óleo comestível e com grandes vantagens para a produção de óleo combustível.

A cultura do girassol tem boa resistência à seca e ao frio, podendo ser usada com vantagem como segundo cultivo e cultivada em consórcio com outras culturas ou na entressafra das grandes culturas.

É uma planta que promove a reciclagem de nutrientes do solo, favorecendo a cultura que a sucede.

O rendimento médio de grãos (aquênios) na lavoura de girassol é de 1.500 kg/ha, podendo ultrapassar 3.000 kg/ha. Os grãos apresentam de 40 a 50% de óleo, levando à produção média de 700 kg de óleo por hectare.

O óleo de girassol é considerado nobre e é muito utilizado na alimentação humana, tendo aplicação em conservas, margarinas, saladas, frituras, cozidos, pratos finos, além de ser um ótimo óleo de mesa. Devido ao alto índice de ácido linoleico (Ômega 6) e de tocoferois (vitamina E), vem sendo indicado em dietas para redução do colesterol, por sua baixa quantidade de ácidos graxos saturados.

O óleo de girassol tem aplicações em diversas finalidades na indústria cosmética, farmacêutica, alimentícia, na fabricação de tintas, sabões, como óleo base para massagem, dentre várias outras.

O resíduo sólido, que sobra após a extração do óleo das sementes, é utilizado para a alimentação animal. Já as sementes cruas podem ser utilizadas na alimentação de aves e tostadas na alimentação humana.


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 31-03-2023 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.