O que deve ser feito com o entulho?

O entulho é oriundo de demolições, reformas e de novas construções e quando são depositados de forma inadequada originam grandes problemas

O que deve ser feito com o entulho?

O entulho, em vez de ser misturado a outros tipos de resíduos (domiciliares/comerciais ou públicos), deve ser coletado diferenciadamente ou acumulado em locais apropriados, podendo ser reciclado e adequadamente reintegrado ao meio, através de seu reaproveitamento (“in natura” ou como matéria-prima) em novas obras, públicas ou privadas.

O entulho é um resíduo de grande massa e volume, ocupando, portanto, muito espaço nos aterros e locais de descarte clandestinos. Seu transporte, em função não só do volume, mas do peso, torna-se oneroso.

O entulho apresenta como características particulares a predominância de materiais inertes e passíveis de reaproveitamento. A partir dele, é possível produzir agregados como areia e brita para uso em pavimentação, contenção de encostas, canalização de córregos e uso em argamassas e concreto.

Para resolver o problema do entulho, é preciso organizar um sistema de coleta eficiente, minimizando o problema da deposição clandestina. É necessário estimular, facilitando o acesso a locais de deposição regular estabelecidos pela prefeitura.

A partir de uma coleta eficaz, é possível introduzir práticas de reciclagem para o reaproveitamento do entulho. Para cidades maiores, é importante que a coleta de entulho seja realizada de forma desconcentrada, com instalações de recebimento de entulho em várias regiões da cidade.

A política de coleta do entulho deve ser integrada aos demais serviços de limpeza pública do município. Pode-se aproveitar programas já existentes ou, ao contrário, a partir do recolhimento de entulho implantar novos serviços como a coleta de "bagulhos" (por exemplo, móveis usados) que normalmente têm o mesmo tipo de deposição irregular e tão danosa quanto o entulho.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 14-04-2023 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.