É vantajoso utilizar óleos vegetais como combustíveis?

A questão da produção de oleaginosas, seu processamento para produção de óleo e de biocombustível é muito atual

É vantajoso utilizar óleos vegetais como combustíveis?

Com as sucessivas crises mundiais do petróleo, foi necessário voltar a atenção para outras fontes de energia.

O óleo vegetal tornou-se uma das mais importantes opções, principalmente na Europa. Atualmente, na União Europeia, o óleo vegetal é um biocombustível reconhecido e regulamentado, sendo amplamente utilizado em caminhões, ônibus, pick-ups, tratores, carros de passeio, barcos e geradores.

O óleo vegetal é um combustível abundante e renovável, não finito como os derivados de petróleo. Pode ser produzido em todos os países e sob as mais variadas condições climáticas.

É um combustível seguro e de baixo custo. O óleo vegetal não é volátil e tem um ponto de fulgor em torno de 200°C, de modo que não é inflamável, nem explosivo, podendo ser armazenado sem riscos, por longos períodos. Também, é biodegradável, não prejudicando nem a terra, nem o ar, nem a água.

Diferentemente da indústria do etanol, cujo modelo é de grandes usinas, a ideia da produção de óleo vegetal baseia-se na descentralização. Nesse sentido, descentralização significa que o óleo poderá ser produzido numa grande quantidade de pequenas propriedades e ser consumido localmente, seguindo o mesmo modelo da produção de leite, por pequenos pecuaristas.

O Brasil possui um grande potencial de produção de óleo vegetal, capaz de alimentar boa parte da população mundial e de produzir energia.

A variedade de plantas oleaginosas é enorme, representada por espécies como: dendê, macaúba, babaçu, tucum, coco, juriti, noz-pecã, castanha, macadâmia, pinhão, amendoim, soja, canola, nabo forrageiro, pinhão-manso, tungue, girassol, algodão, linhaça, gergelim, crambe, cártamo, nim e moringa, dentre muitas outras.

O cultivo de oleaginosas pelos pequenos agricultores é uma forma de aumentar a renda, sem comprometer a produção de suas lavouras tradicionais. As oleaginosas podem, inclusive, ser produzidas na entressafra das outras culturas.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 24-03-2023 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.