Aterro sanitário: uma boa solução para o lixo descartado

O lixo descartado de forma inadequada atrai animais chamados sinantrópicos, que buscam nesses resíduos água, abrigo e alimento

Aterro sanitário: uma boa solução para o lixo descartado

O lixo descartado de forma inadequada atrai animais sinantrópicos, que buscam nesses resíduos água, abrigo e alimento. Esses animais são vetores de doenças, cuja vítima é o próprio homem. Além desse problema, o lixo gera chorume e gases altamente poluentes, assoreamentos, desvalorização de terrenos e enchentes.

A solução para resolver os problemas causados pelos resíduos sólidos é a utilização da reciclagem, compostagem, reutilização e redução do lixo e aterro sanitário.

Aterro sanitário, segundo IPT (1995), é uma técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública, minimizando os impactos ambientais. Esse processo busca reduzir os resíduos a uma menor área possível e cobri-los, e é utilizado para material não reciclável.

O processo de aterro ocorre após separação dos resíduos segundo suas características e pesagem. Para realizar o aterro sanitário, inicialmente as células são abertas e recebem os caminhões que transportam os resíduos. Posteriormente, é feita a compactação e dispersão do lixo que, em seguida, é coberto.

A área onde será depositado o lixo deve ser nivelada e impermeabilizada com lona de material específico, para evitar a infiltração do chorume no solo. São feitas vias de circulação, importantes para a drenagem desse líquido captado. Após alcançar a capacidade de disposição de resíduos, o aterro é coberto por vegetação, e um novo é criado.

O chorume captado das células de lixo é encaminhado para a lagoa anaeróbica através de tubulações impermeáveis. Na lagoa, o líquido é trabalhado por bactérias anaeróbicas, evitando a poluição do meio ambiente. Assim como é feito no processo de construção do aterro, sob a lagoa anaeróbica também é colocada, no processo de construção, uma lona impermeabilizante, impedindo que o líquido infiltre no solo.

• No aterro sanitário não pode haver infiltração do solo;
• O chorume deve ser drenado para a lagoa anaeróbica;
• Os gases devem ser queimados.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Medicina Veterinária

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 17-03-2023 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.