Biodiesel de soja reduz mais de 70% dos gases do efeito estufa

O potencial do biodiesel de soja para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa é bastante significativo .

Biodiesel de soja reduz mais de 70% dos gases do efeito estufa O uso do biodiesel de soja ajuda a reduzir a emissão de gases GEE.

Não é novidade que o uso de biodiesel é benéfico ao meio ambiente. Continuamente são realizados estudos, que comprovam as vantagens do biocombustível - desde a cadeia produtiva até o uso em motores e veículos. Além de diminuir a emissão dos gases de efeito estufa, o biodiesel é renovável e sustentável. Não apenas o biodiesel de mamona ou pinhão-manso são vantajosos, mas também da soja, que produz um óleo de excelente qualidade para a produção de combustível verde.

Segundo a Abiove - Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, os resultados do estudo "Assessing the greenhouse gas emissions of Brazilian soybean biodiesel production" comprovaram redução de mais de 70% nas emissões de gases de efeito estufa na atmosfera terrestre. Os pesquisadores consideraram desde a produção agrícola da soja até a distribuição do biocombustível no país e no exterior (Europa).

Com o apoio da Aprosoja-MT e da Abiove, tanto produtores de soja (ligadas à Aprosoja-MT) como donos de indústrias participaram do estudo, embasado nas várias fontes de emissão de GEE, na cadeia produtiva da soja, durante todo o ciclo de produção do biodiesel. Na verdade, foram consideradas as emissões de gases de efeito estufa originados de:

CULTIVO E PRODUÇÃO DA SOJA

->insumos e defensivos agrícolas utilizados no cultivo da soja;->queima de combustíveis fósseis em máquinas e equipamentos agrícolas;->restos culturais deixados no solo após colheita;->uso de energia elétrica na propriedade.

PRODUÇÃO DE BIODIESEL DA SOJA

-> insumos industriais;->queima de combustíveis fósseis em máquinas e equipamentos industriais;->uso de energia elétrica na indústria.

TRANSPORTE DO BIODIESEL

->queima de combustíveis fósseis em veículos (caminhões).

O processamento da soja e a produção do biodiesel no sistema integrado emitem até 51% de GEE. Já a produção industrial em unidades separadas de produção de óleo e de biodiesel emitem até 52%. Independentemente das porcentagens, o impacto é bem menor quando comparado ao diesel fóssil - extremamente nocivo ao meio ambiente. O potencial do biodiesel de soja para reduzir o aquecimento global é bastante significativo.

Fonte: Successful Farming.

Administrador 05-06-2017 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.