Centro de Produções Técnicas

Eucalipto – madeira clean para produção de móveis


Conhecida como madeira clean, a madeira limpa não possui nós, daí ser excelente para produção de móveis

eucalipto producao de moveis producao de biodiesel Eucalipto   madeira clean para produção de móveis

A madeira clean não apresenta nós e alcança alto valor no mercado.

O eucalipto é uma cultura muito importante para os produtores do Paraná, pois gera renda a inúmeras famílias da região. Umuarama se destaca por ser um dos principais polos moveleiros, que utiliza madeira clean para produção de móveis. Como a matéria-prima vem de outras cidades paranaenses, a SEAB – Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná tomou a iniciativa de garantir a instrução dos produtores de eucalipto para melhorar a qualidade da madeira e transformá-la em madeira limpa, própria para o setor moveleiro.

A madeira clean não apresenta nós e, por isso, é utilizada na produção de móveis

Conhecida como madeira clean, a madeira limpa não apresenta nós, daí ser excelente para produção de móveis. Com ele, são produzidas lâminas de madeira utilizadas na indústria moveleira. Atualmente, essa matéria-prima é escassa – principalmente pela falta de conhecimento das técnicas agrícolas responsáveis por esse tipo de produto. O eucalipto deve ser manejado desde o plantio e se submete a espaçamentos específicos, além da manutenção periódica com a desrama e raleio.

Para produzir madeira clean, são feitas a desrama e o raleio das plantas

Diferentemente do plantio de eucalipto convencional, o plantio de madeira clean tem início com a desrama da árvore quando ela apresenta cerca de 8 meses. Posteriormente, de seis em seis meses, a técnica é repetida até que o eucalipto clean alcance a metragem pretendida. É importante ressaltar que além da desrama, deve ser realizado o raleio da árvore, já que os eucaliptos competem entre si na busca por nutrientes.

O valor da madeira clean pode chegar a 500% quando comparado ao eucalipto comum

A principal vantagem do eucalipto que produz madeira clean é o valor no mercado. Quando a árvore alcança 15 anos, torna-se um produto altamente disputado. O diferencial e a qualidade desse tipo de madeira agregam valor ao produto, que pode alcançar 500% quando comparado à madeira de eucalipto comum. De fato, vale a pena investir em técnicas e qualificação para produzir o eucalipto clean.

Será realizada a qualificação da madeira para orientar os produtores de eucalipto

Como já dissemos, Umuarama (Paraná) é uma potência no polo moveleiro do estado. A cidade possui 100 empresas no setor. Não podemos nos esquecer que a região também produz eucalipto para geração de energia. Na verdade, a produção de eucalipto a cada ano se expande na região. Reconhecendo a importância econômica dessa matéria-prima, a SEAB e o IFP – Instituto de Florestas do Paraná começou o processo de qualificação da madeira para orientar os produtores da região.

Os produtores serão instruídos em como transformar o eucalipto em madeira clean

As projeções são para que Umuarama alcance mais de 25 mil hectares de área plantada de eucalipto. Segundo Cláudio Marconi, técnico do Instinto de Floresta do Paraná, será realizado um inventário florestal na região para avaliar os tipos de madeira de eucalipto que têm sido produzidos. Com isso, será possível orientar os produtores se a madeira é própria para lenha ou para produção de móveis. No trabalho, os produtores serão instruídos em como transformar o eucalipto convencional em madeira clean.

Fonte: Biomassa & Bioenergia.

Conheça o Curso a Distância CPT Uso da Madeira de Eucalipto na Fazenda, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online – elaborado por José Tarcísio da Silva Oliveira, engenheiro florestal e Mestre em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa.

Salvar

Salvar

Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas