Uso de energias renováveis economiza até 90% na conta de luz

A energia eólica transforma a energia do vento em energia útil e de baixo custo.

Muitos produtores rurais buscam novas fontes de energia em suas propriedades, para economizarem na conta de luz e baixarem os custos da produção

Uso de energias renováveis economiza até 90% na conta de luz A energia eólica transforma a energia do vento em energia útil e de baixo custo.

De 20 de abril a 8 de maio de 2016, ocorreu em Santa Catarina a 21ª edição da Fenasoja - Feira Nacional da Soja. O principal objetivo da feira é apresentar alternativas de energia renovável para ajudar dezenas de produtores rurais locais e de diversas regiões do país a economizarem na conta de luz e reduzirem os custos de produção.

Energias alternativas podem baixar os custos de produção

Esse ano foram inúmeros os participantes do evento, tendo em vista os gastos exorbitantes com energia elétrica em muitas propriedades rurais e os altos valores cobrados nas contas de luz. A maioria participou do evento para conhecer as principais fontes alternativas de energia - eólica, solar e hidráulica.

A redução na conta de luz pode chegar a 90%

Muitos agricultores e avicultores utilizam energia elétrica para levar água para os pivôs, que irrigam as lavouras e abastecem as granjas. Com isso, o consumo é elevado e a conta no fim do mês dói no bolso dos produtores. Por isso, eles querem utilizar novas fontes de energia em suas propriedades para uma maior economia na conta de luz - é possível economizar até 90%.

Para bons resultados, é preciso ver a viabilidade do novo sistema na propriedade

Geradores movidos a energia eólica e alternadores movidos por queda-d’água estão entre as melhores alternativas para reduzir os custos de produção. Entretanto, é preciso ver a viabilidade de implantação do sistema na propriedade - locais com bastante vento (energia eólica), grande insolação (energia solar) e muita água disponível (energia hidráulica).

Ventos com velocidade de 3 km/h podem abastecer um gerador doméstico com eficiência

Bastam ventos com velocidade a partir de 3 km/h que o produtor rural pode utilizar um modelo doméstico de gerador para produzir energia para a propriedade. Outra excelente opção são os alternadores movidos por queda-d’água - capazes de funcionar 24 horas/dia (bom fluxo de água).

Placas solares com 5 horas de sol podem gerar 250kW e economizar R$ 150 por mês

Em locais com bastante sol, placas de captação de energia solar são capazes de economizar, em média, 150kW mensais. Com cinco horas diárias de sol, o sistema pode gerar 250kW - economia de R$ 150 na conta de luz (mensalmente).

Segundo Nelson Fernandes Maciel, professor especialista do Curso CPT Energia Solar para o Meio Rural, a energia solar representa uma alternativa para locais onde a implantação do sistema elétrico convencional é inviável (técnica e economicamente) ou em situações em que se deseja reduzir os custos com a energia elétrica convencional.

Muitas propriedades rurais adotam o sistema híbrido - com duas fontes de geração de energia:  solar+eólica.

Por Andréa Oliveira.

Fonte: Canal Rural.

Administrador 18-05-2016 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.