Tratamento de água no meio rural

A disponibilidade de água de boa qualidade constitui verdadeiro desafio em muitas regiões mundiais, com significativa repercussão no campo social e econômico.

A disponibilidade de água de boa qualidade constitui verdadeiro desafio em muitas regiões mundiais, com significativa repercussão no campo social e econômico.

A água é o bem mais precioso que a Terra nos dá. No entanto, se não tratada direito pode trazer diversos prejuízos para quem usufrui dela.

Dentre as doenças transmitidas pela água estão: cólera, tifo, paratifo, leptospirose, tuberculose, colibacilose, shigelose, hepatite, enteroviroses, esquistossomose, amebíase, giardíase, parasitoses gastrintestinais, além de possibilitar a veiculação de substâncias tóxicas.

"Na seleção do manancial de água é fundamental analisar os fatores ambientais, os riscos potenciais de contaminação/poluição, a proteção existente em relação ao manancial, a geologia/topografia da área, a avaliação de alguns parâmetros qualitativos e quantitativos, o custo desde a captação à distribuição e a participação comunitária, quando o uso da água for coletivo", explica o professor Francisco Cecílio Viana do curso CPT Tratamento de Água no Meio Rural.

Em geral, no meio rural, quando se trata de fontes de água bem protegidas, o exame bacteriológico geralmente será suficiente para avaliar a sua qualidade.

Os seguintes cuidados devem ser observados no ato de colher as amostras para realizar o teste bacteriológico:


 - Ao coletar água de canalizações, devem-se desprezar as primeiras porções e flambar a boca da torneira (com o auxílio de um pouco de jornal, passar uma chama em volta da boca da torneira), deixar fluir novamente a água e fazer a coleta rapidamente;
 - Para águas superficiais (córregos, rios, lagoas e represas) a coleta da água deverá ser feita distante das margens e abaixo da superfície da água, a aproximadamente 15 cm;
 - Quando a água for clorada, será necessário neutralizar o cloro presente. Geralmente o laboratório oficial fornece o frasco apropriado, esterilizado, com a solução de tiossulfato de sódio, quando a água a ser coletada é clorada.

Na prática, resulta antieconômico ou tecnicamente inviável fazer o tratamento da água afetada por pesticidas, metais pesados, adubos químicos, detergentes, resíduos industriais e outros poluentes.

Nesse caso, a preservação do ambiente em torno dos mananciais e o seu monitoramento constante deve ser visto como uma das recomendações mais importantes.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo: 


 


Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Anna Luiza Mariquito.

Anna Luiza Mariquito Resende 02-09-2022 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.