Centro de Produções Técnicas

Qual a melhor árvore para limpar a atmosfera?


Quanto maior a árvore, maior a sua capacidade de absorver gás carbônico e liberar oxigênio

arvore beneficios producao de biodiesel Qual a melhor árvore para limpar a atmosfera?

A absorção de CO2 e a liberação do oxigênio dependem do potencial de desenvolvimento da árvore.

Inúmeros são os benefícios da árvore ao meio ambiente. Uma única árvore possui alta capacidade de absorção da água da chuva – acima de 3 mil litros. Com isso, tanto os mananciais como os lençóis freáticos são preservados e sua contaminação é reduzida em 7%. O plantio de árvores em área urbana reduz a poluição sonora, além de diminuir a temperatura do asfalto em até 2°C. Outra vantagem surpreendente das árvores é que elas funcionam como filtro limpando o ar que respiramos.

Mas qual a melhor árvore para limpar a atmosfera? Qual espécie tem maior capacidade de sequestrar gás carbônico e liberar oxigênio? A absorção do gás carbônico e a liberação do oxigênio dependem da espécie da árvore apropriada para a região, do potencial de crescimento da planta e da fase de desenvolvimento da árvore. Na verdade, quanto maior o potencial de crescimento da espécie de árvore, maior a capacidade que ela terá para absorver gás carbônico e liberar oxigênio – via fotossíntese (na presença de luz).

Se desejamos arborizar um local, devemos escolher espécies de árvores que se desenvolvam bem na região. Por exemplo, a araucária se desenvolve muito bem no sul do país, mas na Amazônia não. Portanto, devemos plantar árvores que tenham potencial para crescer em determinado lugar. Com isso, uma única árvore na fase adulta poderá absorver anualmente 22 quilos de gás carbônico e liberar oxigênio suficiente para a respiração de duas pessoas adultas.

“A escolha da espécie adequada para um local é fundamental no planejamento da arborização urbana. Uma escolha bem-feita significa o sucesso do plano e a diminuição dos gases de efeito estufa”, afirma Wantuelfer Gonçalves, Mestre em Ciência Florestal – Universidade Federal de Viçosa, e professor do Curso a Distância CPT Arborização Urbana, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

De acordo com estudos do Massachusetts Department of Conservation and Recreation, as árvores adultas (em pleno desenvolvimento) são capazes de absorver mais de 100 quilos de gases poluentes. Por isso, no meio urbano, locais arborizados apresentam 60% a menos de partículas de poluição. Se houvessem programas de incentivo à arborização urbana e contra o desmatamento, certamente a atmosfera seria mais limpa, os gases de efeito estufa seriam reduzidos e as alterações climáticas não estariam ocorrendo.

É importante ressaltar que as árvores conseguem absorver da atmosfera partículas poluentes oriundas do diesel, além do dióxido de enxofre originado da queima do carvão e dos óxidos nitrosos emitidos pelo escapamento dos veículos.

Fontes: Ecycle e Globo Rural.


Você também vai gostar de ler:

Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas