Óleo virgem de girassol como biocombustível

O óleo virgem de girassol pode movimentar motores de irrigação, colheitadeiras, plantadeiras e tratores.

O óleo virgem de girassol pode movimentar motores de irrigação, colheitadeiras, plantadeiras e tratores

Óleo virgem de girassol como biocombustível O óleo virgem de girassol é um excelente biocombustível.

Planta versátil e bela, com flor na coloração amarelo-ouro e caule bem longo, o girassol apresenta grande potencial nutritivo e econômico. Além disso, é bastante resistente às adversidades climáticas e alterações no solo. Para produzir bem, o girassol necessita de boa profundidade e permeabilidade do solo, pois possui raízes profundas.

Os meses para plantio seguem de maio a julho, ou ainda abril - contanto que receba um bom manejo de irrigação. De suas sementes é extraído o óleo vegetal para consumo humano e biocombustível. Na verdade, toda a planta é aproveitada, até mesmo o caule e as folhas.

No início, os tratos culturais são relativamente simples, sendo necessário o desbaste da planta (15 dias após o plantio), além de capinas e limpeza do terreno para eliminar plantas daninhas. No mais, duas capinas superficiais bastam. Quando o girassol alcança um bom desenvolvimento, ele mesmo ganha das plantas invasoras.

Recomenda-se utilizar o sistema de rotação de culturas para minimizar a ocorrência de pragas e doenças no girassol. As sementes dificilmente são atacadas por fungos e carunchos e, por isso, podem ser armazenadas para suprir a demanda do mercado durante todo o ano. Mas o galpão de armazenamento deve ter controle de temperatura e umidade (9%), além de uma boa ventilação.

Em contrapartida, o óleo virgem de girassol não segue a mesma linha. Ele não pode ser armazenado em grandes proporções, pois é suscetível à deterioração. O ideal é fazer a prensagem para extração do óleo conforme a saída do produto.

Nos últimos anos, pesquisadores da Embrapa realizaram experimentos submetendo algumas cultivares de girassol à adubação nitrogenada. Os resultados foram bastante promissores, com aumento até 3% no teor de óleo. Este também apresenta alto potencial de funcionamento de motores sem que sejam necessárias adaptações. Portanto, o óleo de girassol é um excelente biocombustível.

Veículos em uma fazenda produtora de sementes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, passaram a usar 100% do biodiesel de girassol e os resultados são promissores. O rendimento por litro chegou a 10% a mais, quando comparado ao diesel fóssil, sem desgaste do motor.

O objetivo principal da pesquisa é atender os produtores rurais do país, pois o óleo de girassol pode movimentar motores de irrigação, colheitadeiras, plantadeiras e tratores. Mas o óleo deve ser virgem (sem aditivo), originado da prensagem das sementes de girassol (sem passar por processamento).

Fonte: Rede de Agricultura Sustentável.

Conheça o Curso a Distância CPT Cultivo e Processamento de Girassol, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online - elaborado por Maria Regina Gonçalves Ungaro, Mestra e Doutora em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo.

Legenda: O óleo virgem de girassol é um excelente biocombustível.

Administrador 16-12-2016 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.