Cana-de-açúcar, beterraba, milho... Várias são as matérias-primas para produção de álcool

Embora o álcool possa ser obtido a partir de diferentes fontes alternativas, a cana é o principal produto utilizado na produção de álcool

Cana-de-açúcar, beterraba, milho... Várias são as matérias-primas para produção de álcool

Para uma matéria-prima ser considerada economicamente viável, deve-se levar em conta os seguintes requisitos: teor do elemento fermentável, custo de produção, custo de transformação, disponibilidade e custo do transporte.

Embora o álcool possa ser obtido a partir de diferentes fontes alternativas, a cana-de-açúcar, pela maneira como é cultivada, é a matéria-prima mais importante e mais aconselhada para a produção de álcool em nossas fazendas.

O etanol pode ser produzido pela fermentação de quatro tipos básicos de matéria-prima:

1. Matéria-prima açucarada: cana-de-açúcar, beterraba e frutas, mel etc. A cana-de-açúcar é uma das matérias-primas açucaradas que apresentam maior viabilidade econômica. Como o processo é de simples conversão de energia, ela é considerada uma matéria-prima ideal para a produção de álcool combustível em nosso país.

2. Matérias-primas amiláceas: o milho, o sorgo, as batatas e a mandioca. Tais produtos, muito ricos em amido e amplamente difundidos no Brasil, podem, depois da cana-de-açúcar, ser considerados os mais viáveis economicamente para a produção de álcool combustível.

3. Matérias-primas celulósicas: as matérias celulósicas de maior importância na produção de álcool são os resíduos agrícolas e a madeira. A produção de álcool de celulose é mais complexa quando comparada com o processo de matérias-primas açucaradas e amiláceos.

4. Matérias-primas fermentadas: são constituídas por matérias já fermentadas (vinho e cerveja) e destiladas (aguardentes). Nesse caso, o álcool já se encontra presente e a sua separação é feita por simples destilação. Tais matérias-primas não constituem uma fonte normal de produção econômica de álcool, sendo utilizadas apenas em alguns casos, como, por exemplo, quando grandes volumes de bebidas se tornam impróprios para o consumo humano.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 24-02-2023 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.