Painel solar para fornecimento de eletricidade: veja as principais características

O painel solar é o principal componente do sistema. Na sua fabricação, emprega-se uma sofisticada tecnologia, utilizando-se cristais de silício quimicamente puro

Painel solar para fornecimento de eletricidade: veja as principais características

O painel solar é constituído por uma, duas ou mais placas solares, onde se encontram as células fotovoltaicas interligadas, responsáveis por converter parte da energia luminosa do sol em energia elétrica.

O tamanho do painel é definido, de acordo com a demanda de potência da instalação.

Como essa demanda é muito variável, sendo específica para cada situação em particular, o que se usa fazer é agrupar mais de uma placa, quando necessário, para constituir o painel nas dimensões desejadas.

Sendo assim, podemos encontrar painéis formados por apenas uma placa solar, ou painéis constituídos por várias placas.

O painel solar é o responsável pelo fornecimento da energia solar para acionar as cargas e, ou, para carregar baterias, para posterior utilização.

A quantidade de energia fornecida pelo painel depende da sua área coletora e da intensidade de brilho solar. Quanto maior for essa área, maior será a energia elétrica fornecida.

Por exemplo, uma placa solar de 0,4 m2 de área coletora fornece uma tensão máxima em torno de 14,5 Volts, e uma corrente contínua em torno de 2,5 Ampères, em dias de céu limpo. Essa corrente poderá ser utilizada para carregar baterias, para funcionar equipamentos diretamente, ou ainda, carregar baterias e acionar cargas ao mesmo tempo, o que é mais comum.

Para efeito de projeto de sistemas de fornecimento de energia elétrica, considera-se que a mesma placa seja capaz de fornecer, em média, uma energia de 150 W.h por dia de funcionamento, considerando-se seis horas efetivas de sol, cujo saldo de radiação seja de 1.000 W/m2.

 

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Energia Alternativa

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 18-11-2022 Eletricidade na Fazenda

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.