Devo instalar para-raios nas instalações rurais?

A instalação de para-raios é uma ótima opção para reduzir em muito os riscos de acidentes com os raios

Devo instalar para-raios nas instalações rurais?

O Brasil é um dos países que possui maior incidência de descargas atmosféricas, trazendo anualmente morte para centenas de pessoas, milhares de animais e enormes prejuízos materiais, por isso é muito importante conhecer o fenômeno da descarga atmosférica e os sistemas de proteção.

As descargas atmosféricas incidem preferencialmente nos pontos mais altos do relevo, pois nestes locais a distância entre a nuvem e a terra torna-se menor. Entretanto, é muito comum também a ocorrência de raios nos locais descampados.

Sendo assim, a implantação de sistemas de proteção contra raios justifica-se, principalmente em locais onde pessoas e animais possam estar presentes. Além disso, é importante instalar estes sistemas também nas edificações valiosas, como unidades armazenadoras.

Estas edificações se atingidas por raios, poderão ser destruídas, causando sérios prejuízos, além de colocar em risco a vida de pessoas e animais.

Nenhum sistema de proteção contra raios oferece total segurança. Entretanto, a adoção destes sistemas reduz em muito os riscos de acidentes com os raios.

Todos os sistemas de proteção contra raios visam encaminhar o raio para a terra, fazendo a corrente se difundir no solo por meio do sistema de aterramento.

Além disso, nenhum para-raios atrai raios e nem evita raios. Se assim fosse, seria uma atitude irracional instalar para-raios sobre as edificações.

Portanto, o para-raios consiste em um sistema que tem por finalidade conduzir as descargas elétricas do raio para a terra, por um caminho de baixa resistência elétrica, evitando acidentes com pessoas e animais e sem causar danos às estruturas protegidas.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Eletricidade na Fazenda

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 09-06-2023 Eletricidade na Fazenda

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.