Comissão Europeia propõe fim à era dos combustíveis fósseis

A proposta da Comissão Europeia ainda precisa do apoio de 27 países da UE (União Europeia)

Comissão Europeia propõe fim à era dos combustíveis fósseis

Embora os combustíveis fósseis tenham impulsionado o desenvolvimento econômico do Ocidente, em mais de seis décadas, a Comissão Europeia tem sido intransigente. Ela propõe fim à era dos combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão), pois eles são responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa na atmosfera terrestre. O prazo sugerido em documento instituído por Bruxelas se estende a 2050 com a participação de vários países europeus.

Tudo começou há um ano, quando o Parlamento Europeu determinou à Comissão Europeia a elaboração de um plano de longo prazo (até a metade do século XXI) para que os países da UE (União Europeia) parem de lançar gases do efeito estufa à atmosfera. Bruxelas afirma que a proposta trará impactos econômicos positivos, mas serão necessários investimentos extras.

Bruxelas acredita que, em 2050, 80% da energia elétrica seja gerada de energias renováveis (energia solar e energia eólica). Segundo a cidade onde está sediada a União Europeia, no futuro, serão criados tributos para coibir o uso de tecnologias poluentes. Essas mudanças são indispensáveis, pois trarão uma série de vantagens econômicas aos países da UE, afirma a Comissão Europeia.

Dentre as principais vantagens, o PIB dos países da UE aumentará 2 pontos percentuais graças à criação de políticas de descarbonização. Além disso, serão evitados prejuízos econômicos causados pelas mudanças climáticas, que podem chegar a 240 bilhões de euros se não for cumprido o Acordo de Paris. Daí a importância de se desenvolver um pacote de medidas para que as ações sejam, de fato, executadas.

A proposta da Comissão Europeia ainda precisa do apoio de 27 países da UE. Mas alguns deles já se manifestaram, como Espanha, França e Itália. Os ministros espanhol, francês e italiano assinaram uma carta, posteriormente enviada a Miguel Árias Cañete, comissário europeu de Ação pelo Clima e Energia, na qual expõem a urgência em se cumprir a meta de acabar definitivamente com as emissões dos gases poluentes.

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Energia Alternativa.

Leia o artigo "Brasil investe em projetos de energias alternativas".

Fonte: brasil.elpais.com

Andréa Oliveira 04-12-2018 Combustíveis e o Mundo

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.