Centro de Produções Técnicas

Associações pedem urgência na retomada da mistura obrigatória de biodiesel


retomada da mistura de biodiesel no diesel producao de biodiesel Associações pedem urgência na retomada da mistura obrigatória de biodiesel

Ubrabio, Abiove e Aprobio pedem que as atividades do setor sejam normalizadas o quanto antes

Com a greve de caminhoneiros, a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, autorizou a liberação da mistura e do uso do diesel 100% mineral para o abastecimento em postos. Entretanto, como a paralisação terminou e há novamente condições para o restabelecimento das retiradas do combustível pelas distribuidoras, as associações pedem urgência na retomada da mistura obrigatória de biodiesel.

A mistura de 10% do biodiesel ao diesel de petróleo foi interrompida devido aos sérios problemas no abastecimento de combustíveis, o que gerou dificuldades para a retirada de biodiesel das usinas. Na verdade, a paralisação dos caminhoneiros causou enormes prejuízos ao setor, com perdas de R$ 43 milhões (por dia), apenas com o biodiesel não entregue para a mistura obrigatória.

Por tais motivos, a Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, a Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, e a Aprobio – Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil, pedem que as atividades sejam normalizadas. É impreterível que a mistura obrigatória de biodiesel e as retiradas do produto das usinas voltem para o estágio anterior ao movimento dos caminhoneiros.

Se nenhuma providência for tomada a respeito, não apenas a cadeia de produção de biodiesel será prejudicada. “É importante destacar que a limitação da capacidade de armazenagem de farelo de soja (como consequência da greve) comprometeu seriamente a cadeia produtiva de proteínas animais, já que ele é um dos ingredientes principais para a formulação de rações”, completam os líderes das entidades.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Biodiesel na Fazenda em Livro+DVD e Online.

Fonte: canalrural.com.br


Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas