Macaúba apresenta grande potencial para produzir biodiesel

Macaúba apresenta grande potencial para produzir biodiesel. Encontrada, em sua maior parte, em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a macaúba apresenta alto teor de óleo, cuja maior concentração está na polpa (60%).

Macaúba apresenta grande potencial para produzir biodiesel A macaúba é uma planta nativa brasileira, com grande potencial para produção de biodiesel

"Conhecida por nomes populares como bocaiúva, mucajá e, principalmente, macaúba, a Acrocomia aculeata é uma planta nativa brasileira, com grande potencial para extração de óleo vegetal destinado à produção de biodiesel", afirma Luiz Ângelo Mirisola Filho, professor do Curso a Distância CPT Cultivo e Processamento de Coco Macaúba para Produção de Biodiesel e Online.

Encontrada, em sua maior parte, em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a macaúba apresenta alto teor de óleo, cuja maior concentração está na polpa (60%), com potencial produtivo de mais de 4 toneladas de óleo por hectare. Na polpa, está o ácido oleico (53%) utilizado na fabricação de biodiesel. Semelhante ao dendê, os frutos de macaúba devem seguir para processamento tão logo sejam colhidos, pois sua acidez aumenta com a degradação.

Do processamento da amêndoa e da polpa de macaúba surge a torta, utilizada em rações para animais, por apresentar excelente qualidade nutricional, além de ótima palatabilidade. Outro subproduto resultante do processo de produção de biodiesel, tendo a macaúba como matéria-prima, é o carvão vegetal. Este é produzido com a casca da amêndoa, pois ela apresenta alto potencial de queima.

Não é mera coincidência que a Embrapa Agroenergia coordena projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação concernentes à macaúba. Financiado pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com a parceria da Embrapa Cerrados, um dos projetos tem mapeado os maciços nativos de macaúba em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. O objetivo é fazer o levantamento do potencial produtivo da Acrocomia aculeata nessas regiões.

Entretanto, para a viabilidade econômica do biodiesel de macaúba, é preciso utilizar outras oleaginosas - como mamona, girassol, algodão e soja, além do sebo bovino. Dessa forma, a usina estará apta a produzir biodiel, por, pelo menos, onze meses ao ano. A exigência da associação dessas fontes de óleo e gordura ao óleo de macaúba tem um motivo: a colheita dos frutos de macaúba é limitada, o que pode encarecer o processo.

Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Biocombustíveis.

Fonte: grupocultivar.com.br

Administrador 30-05-2018 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.