Queimadas e impacto ambiental: qual a relação?

O uso de queimadas para limpeza de áreas é uma prática muito utilizada no Brasil, mas traz diversos prejuízos

Queimadas e impacto ambiental: qual a relação?

Um aspecto gerador de impactos ambientais frequente no meio rural é o uso das queimadas como técnica de cultivo em pastagens e para limpeza de restos vegetais. Porém, as queimadas destroem o ecossistema local.

“O uso da queimada provoca a morte de animais e destrói seus ninhos, eliminando mais de uma geração de alguns exemplares da fauna local, e, conforme a dimensão da queimada, traz grandes prejuízos para a biodiversidade”, explica Ulysses Costa Freire, Professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle.

Além desses prejuízos, as queimadas também provocam uma série de outros impactos ambientais.

O calor do fogo das queimadas altera as características físicas e químicas do solo. Elimina os microrganismos responsáveis pela transformação e decomposição da matéria orgânica e pela ciclagem de nutrientes no solo, diminuindo a atividade biológica.

Queimadas provocam a redução da fertilidade pela perda de nutrientes por lixiviação e altera o pH do solo. Diminui a capacidade de infiltração de água do solo, provocando o seu ressecamento, podendo levar à desertificação.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 21-10-2022 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.