Centro de Produções Técnicas

Brasil poderá ter PIB Verde


O projeto visa mensurar o patrimônio ecológico

ecologia 255x300 Brasil poderá ter PIB Verde

Os dados do PIB Verde deverão ser divulgados anualmente pelo IBGE

O Produto Interno Bruto Verde irá considerar o patrimônio ecológico nacional, além dos critérios já utilizados pelo PIB, como os dados econômicos e sociais. Os valores deverão ser divulgados anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O projeto de Lei 2900/11 está na Câmara Federal.

Segundo o projeto, o cálculo do PIB não mensura o patrimônio ecológico, uma das maiores riquezas do país. Com o objetivo de suprir esta falta, a proposta é que o órgão responsável pelo cálculo do PIB nacional também divulgue o PIB Verde, que indicará as consequências do crescimento econômico para o meio ambiente.

Elias Silva, professor do curso Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que a avaliação dos impactos ambientais é capaz de selecionar a melhor alternativa de uma determinada ação impactante sob o ponto de vista ambiental.

Pelo indicador, o país deve atribuir um valor econômico aos serviços ambientais prestados pelos ecossistemas, de modo que os valores sejam incluídos na contabilidade do setor produtivo. É importante também que uma nova metodologia seja encorporada ao cálculo do PIB, que passaria a ser um indicador de processos econômicos, da sustentabilidade ambiental e do bem-estar da sociedade.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

1 Comentário

  1. Estou interessado em ser parceiro na divulgação do projeto de fabricar biodisel nas fazendas para economisar combustível. aqui em artur nogueira temos muita facilidade de conseguir o bagaço da cana de açucar por termos uma grande usina de alcool (usina ester) na região. as plantações de cana aqui são imensas. Sou professor e quero fazer parceria com projetos como este. atenciosamente,prof.Gaspar

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas