As águas subterrâneas são boas para consumo imediato?

As fontes de águas subterrâneas, ao contrário das superficiais, normalmente são de melhor qualidade, pois o solo atua como um sistema de filtragem natural

As águas subterrâneas são boas para consumo imediato?

Quando o assunto é captação de água, deve-se ter em mente que, tanto os mananciais de águas superficiais como os subterrâneos podem apresentar águas contaminadas, embora os superficiais sejam mais susceptíveis à presença de agentes contaminadores.

Independente de a água ser de origem superficial ou subterrânea, uma vez contaminada, as consequências poderão ser danosas. Isso porque o consumo de água contaminada representa elevados riscos à saúde do homem e dos animais, pois podem transmitir doenças como: tifo, leptospirose, verminose, colibacilose, viroses gastrintestinais.

Mas as águas captadas de fontes subterrâneas são consideradas melhor qualidade. Por quê?

Bem, isso ocorre porque enquanto a água vai penetrando no solo, boa parte das impurezas de natureza orgânica vão sendo retidas.

Dessa forma, quando a água atinge os lençóis subterrâneos, ela já perdeu boa parte das impurezas que possuía antes de infiltrar no solo. Portanto, quando captada desses locais, já terão características bem satisfatórias do ponto de vista bacteriológico.

O solo é um excelente filtro apenas para substâncias de origem orgânica, não conseguindo reter aqueles elementos de natureza química.

Portanto, elementos lançados no solo a partir de adubos químicos, defensivos agrícolas, nitratos, nitritos, ferro, manganês, chumbo, arsênico, mercúrio, cádmio, dentre outros, poderão ser encontrados nas águas subterrâneas, até mesmo naquelas captadas dos mananciais mais profundos.

Por isso, é muito importante escolher bem o manancial de captação e também as condições do ambiente ao seu redor. Mesmo nos locais em que a água de origem subterrânea apresenta boa qualidade será necessário tomar alguns cuidados básicos no processo de captação para evitar que ocorra contaminação externa.


Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 20-01-2023 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.