Centro de Produções Técnicas

O uso da soja como matéria-prima para a produção de biodiesel foi reduzido


Apesar da queda, a soja ainda permanece como a principal oleaginosa usada na produção de biocombustíveis

soja 277x300 O uso da soja como matéria prima para a produção de biodiesel foi reduzido

Atualmente, 70% do biodiesel brasileiro usa a soja como matéria-prima

Devido à grande diversidade de matérias-primas para fabricação de biocombustíveis, a soja está perdendo seu espaço no segmento. Entre janeiro de 2010 e outubro de 2011, a queda foi de 10%, segundo informações do Sistema de Informações de Movimentação de Produtos (SIMP).

Apesar da queda, a soja ainda permanece como a principal oleaginosa usada na produção de biocombustíveis. Para a União Brasileira de Biodiesel (Ubrabio), a soja ainda é essencial na produção de biocombustíveis no Brasil. Atualmente, 70% do biodiesel brasileiro tem a soja como matéria-prima, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O setor encarou a redução do percentual de soja utilizada de maneira positiva, pois era uma das metas do Governo Federal para avançar com o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). O PNPB espera que o setor não dependa apenas de uma commodity para fabricar o produto, mas que possa incentivar a produção de matérias-primas diversificadas, principalmente aquelas oriundas da agricultura familiar como o girassol, a canola, a mamona, o óleo de palma e o algodão.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas