Pequeno agricultor pode diversificar sua produção com pinhão manso

Empresários investem no plantio de pinhão manso para produzir biodiesel no norte do Espírito Santo. O rendimento é de 2500 l de óleo por hectare.

Produção de Biodiesel com o plantio de Pinhão Manso

O pinhão manso é uma cultura bastante resistente. Não sofre desgaste com a seca, pragas, doenças, sendo uma planta muito rústica. Dessa forma, o vegetal pode ser cultivado em solos secos, pouco férteis e regiões de baixas altitudes.

Por ser uma cultura bem perene, o pinhão manso pode render bons frutos para as próximas gerações. De acordo com o especialista no cultivo de pinhão manso, Nagashi Tominaga, no curso, Cultivo de Pinhão Manso para Produção de Biodiesel, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, "a mesma planta produz por cerca de 40 anos".

O óleo do vegetal é destinado somente à produção de biodiesel, os restos das sementes podem ser aproveitado para produção de adubo e a parte vegetativa é utilizada com fins medicinais. O pinhão também é uma cultura que requer pouco investimento, sendo interessante para o pequeno agricultor que deseja diversificar sua produção.

Veja a reportagem veiculada no programa Campo Vivo, da emissora filiada à Rede Globo, em Linhares, no Espírito Santo.

Texto de: Ariádine Morgan

Administrador 13-04-2010 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.