Quais são as condições ótimas para o cultivo de mamona?

Tudo se aproveita da mamoneira, a folha é fonte de clorofila, utilizada na indústria alimentícia, cosmética e de produtos de higiene

Quais são as condições ótimas para o cultivo de mamona?

A mamoneira, cujo nome científico é Ricinus comunis L., é uma oleaginosa, pois de suas sementes, tipo baga, se extrai um óleo de excelentes propriedades, que tem muitas utilidades como insumo industrial. O resíduo da extração do óleo de mamona é uma torta, que se torna excelente adubo orgânico, para a produção agrícola, podendo, também, ser usada na alimentação de bovinos, desde que devidamente desintoxicada.

Para o plantio da mamoneira, algumas condições de clima e solo devem ser observadas. Temos como condições ótimas para seu cultivo:

• Áreas com altitude superior a 300 m, topografia plana ou suavemente ondulada, com declividade inferior a 12%, para reduzir o risco de erosão, pois é uma cultura com pouca área foliar, que expõe muito o solo ao impacto das gotas de chuva.

• Áreas com alta luminosidade, com pelo menos 12 horas de fotoperíodo, ou seja, número de horas de luz por dia, o que favorece o desenvolvimento e a produtividade da mamoneira, embora se adapte a regiões com fotoperíodo curto, desde que não seja inferior a 9 horas. Maior insolação, com maior número de horas de luz por dia, aumenta a produção de óleo. Deve-se evitar o cultivo em áreas sombreadas, que favorecem o desenvolvimento vegetativo em detrimento da produção de frutos e sementes.

• As chuvas devem ser bem distribuídas durante o ano, com precipitação anual em torno de 1.000 mm, com mínimo de 850 mm. Umidade em excesso é prejudicial à cultura, em qualquer fase do ciclo, principalmente nas fases de plântula, maturação e colheita. O excesso de umidade favorece o aparecimento de doenças.

• A temperatura média deve estar na faixa de 20 a 30ºC, com máxima de 38ºC e mínima de 12ºC.

• O solo deve ser profundo e com boa drenagem, de boa fertilidade natural, com pH variando de 6,0 a 6,8, bem estruturado e de textura entre o argiloso e o areno-argiloso (médio), não erodido. Solos de textura argilosa, com drenagem deficiente, são inadequados.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 02-12-2022 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.