Centro de Produções Técnicas

Produção de biodiesel utilizando a canola


A produção de biocombustíveis é uma das causas para a atual expansão da cultura de canola no Brasil

canola 300x225 Produção de biodiesel utilizando a canola

A canola é indicada por nutricionistas e médicos na composição de dietas saudáveis

Na produção de biodiesel, a vantagem da canola em relação a outras culturas como a soja é grande, pois ela apresenta 38% de óleo, quase o dobro da quantidade encontrada em outros grãos. No Rio Grande do Sul, os agricultores já começaram a colheita. Neste ano, foram destinados 35 mil hectares para o cultivo do grão no estado.

Para o agricultor, o cultivo da canola traz alguns benefícios. Se plantada em rotação com o trigo, o ataque de doenças e o surgimento de plantas invasoras são reduzidos, gerando um aumento de até 20% na colheita de trigo.

Além de diminuir os gastos com o uso de fungicidas, o produtor de soja e milho pode utilizar os mesmos equipamentos no plantio da canola. A venda é garantida devido ao crescimento da indústria de biodiesel; e o preço de custo da produção, se comparado com o do trigo, sofre uma redução de 35%.

Os grãos de canola possuem em torno de 24 a 27% de proteína e uma quantidade elevada de ômega 3, que reduz triglicerídeos e controla a arteriosclerose. Eles também contêm vitamina E e um pequeno teor de gordura saturada.

A canola é indicada por nutricionistas e médicos na composição de dietas saudáveis. Além de ser um excelente suplemento protéico na formulação de ração para bovinos, suínos, ovinos e aves.

Por: Virgínia Maria de Araújo



Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas