Por que as plantas produzem óleos essenciais?

Óleos essenciais são compostos voláteis extraídos das plantas por processos de destilação, compressão de cascas e nozes, assim como extração por solventes

Por que as plantas produzem óleos essenciais?

Os óleos essenciais são considerados a “alma” de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais.

Mas, por que as plantas produzem óleos essenciais?



Essa é uma questão fundamental no entendimento de sua ação. Nos vegetais, os óleos essenciais atuam de formas muito variadas. Podem, por exemplo, nas flores, promover a atração de insetos polinizadores, aumentando a eficiência da reprodução, com maior produção de sementes.

Por outro lado, ao contrário, podem ter uma função repelente contra insetos que sejam seus inimigos naturais, e que possam lhes causar danos. Essa ação se multiplica pelo organismo vegetal, protegendo seus tecidos contra o ataque de fungos e bactérias que possam danificá-las de alguma maneira, reduzindo as chances de doenças causadas por esses microrganismos.

Os óleos essenciais também agem como substâncias que atuam em processos alelopáticos, ou seja, na inibição da germinação de sementes e do crescimento de outras plantas competidoras a sua volta.

Já os efeitos no ser humano são ainda mais variados, dependendo da composição de cada óleo. As propriedades mais conhecidas são: antibióticas, anti-inflamatórias, antifúngicas, analgésicas e sedativas, entre outras de ordem fisiológica.

Também são muito conhecidos os efeitos psicológicos desses produtos, sobre a mente e as emoções humanas, graças a estímulos proporcionados por diferentes aromas. Daí o uso cada vez mais intenso da aromaterapia nos cuidados com a saúde das pessoas.

Esses aromas, além de tudo isso, exercem amplos efeitos positivos sobre a energia do corpo humano, afetando mental, física e emocionalmente, de forma intensa a grande maioria dos que conhecem a aromaterapia.

 
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 03-02-2023 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.