HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) é um óleo vegetal hidrotratado conhecido como diesel verde. Trata-se de um combustível alternativo e renovável bastante promissor para a matriz energética nacional. Sua utilização (consumo) praticamente zera a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera terrestre. Já ao longo do seu ciclo de vida ele emite de 50% a 90% a menos de GEE (gases de efeito estufa) em comparação com o diesel fóssil.
Além de todas essas vantagens, o HVO reduz o material particulado fino (MP) em 33%, os hidrocarbonetos (HC) em 30%, o monóxido de carbono (CO) em 24% e os óxidos de nitrogênio (NO) em 9%. Todos poluentes com elevados níveis de emissão quando o biodiesel é consumido.
Usado puro ou misturado ao diesel de petróleo em altas proporções, o diesel verde é tão eficiente quanto o diesel fóssil, ideal para ser utilizado em motores da atualidade sem a necessidade de adaptação. Além disso, para a produção do HVO, é possível utilizar a infraestrutura das refinarias de petróleo já existentes.
Produção do HVO
A produção de HVO pode ser feita com vários tipos de matéria-prima sem concorrer com a produção de alimentos. Ele pode ser produzido a partir de óleos vegetais, como óleo de soja, óleo de girassol, óleo de aparas de madeira, além de óleo comestível residual (fritura) e gordura animal. Entretanto, esses óleos devem entrar em contato com hidrogênio sob alta pressão para ser formado o diesel verde.
Diferenças entre HVO e biodiesel
Tanto o biodiesel como o HVO são derivados de biomassa renovável, produzidos a partir dos mesmos tipos de matéria-prima. Entretanto, sob o ponto de vista químico, enquanto o HVO é uma mistura de hidrocarbonetos (carbono + hidrogênio), o biodiesel é uma mistura de ésteres (carbono + hidrogênio + oxigênio).
Outra diferença marcante é que o HVO é produzido pelo processo químico de hidrotratamento (HDT). Por meio dele, a matéria-prima reage com o gás hidrogênio em condições controladas de pressão e temperatura, para produzir um combustível parecido com o diesel fóssil. Já o biodiesel é produzido pelo processo químico de transesterificação. Por meio dele, a matéria-prima reage com o metanol (álcool), para produzir um combustível diferente do diesel de petróleo.
Desafios para o HVO
A produção de HVO não é 100% verde, pois ele requer insumos fósseis, como o gás hidrogênio derivado do gás natural. Além disso, o uso do HVO pode aumentar o consumo de combustível dos veículos, em comparação com as misturas de elevado teor de diesel fóssil. Quando comparado à mistura de 95% de diesel fóssil e 5% de biodiesel (B5), o consumo de HVO puro pode ser 0,8% a 3,5% maior em volume.
Atualmente, o HVO é produzido em caráter experimental na Petrobrás, sem regulamentação. Entretanto, tramita a proposta de regulamentação pela ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, para que o mercado nacional tenha mais uma inovadora opção de combustível: o diesel verde HVO.
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Fonte: profissaobiotec.com.br
Por Andréa Oliveira
Achei ótimo desenvolvimento da pesquisa, mais vamos precisar do nosso Agro. Como sou Eng.Agron. estou torcendo para novas pesquisas em oleaginosas...... parabéns a todos envolvidos.
Olá, Danilo! Tudo bem?
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Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você. Nosso DDD é 31.
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