Produção de etanol - Paraguai terá a maior indústria da América Latina

O Paraguai é um grande produtor de milho - principal matéria-prima para fabricação de etanol.

No Paraguai, será inaugurada a maior indústria de etanol da América Latina na província de San Pedro

Produção de etanol - Paraguai terá a maior indústria da América Latina O Paraguai é um grande produtor de milho - principal matéria-prima para fabricação de etanol.

O etanol pode ser fabricado com cana-de-açúcar e milho. O processo mais comum é conhecido como fermentação, mas existem outros meios de fabricação de etanol, nas quais ocorrem reações químicas nas moléculas de açúcar realizadas em laboratórios. No Brasil, a matéria-prima mais utilizada na indústria de etanol é a cana-de-açúcar, com produtividade de 7.550 litros por hectare plantado. Já nos Estados Unidos, eles utilizam o milho, com produtividade de 3 mil litros por hectare.

Atualmente, Brasil e Estados Unidos são os principais produtores de etanol do mundo, mas o nosso país se destaca como referência mundial na produção desse poderoso biocombustível. Entretanto, as indústrias de etanol do Brasil ainda são pequenas em relação a outras existentes no exterior. Inclusive, no Paraguai, será inaugurada a maior indústria de etanol da América Latina na província de San Pedro.

Até o momento, a Inpasa - Indústria Paraguaia de Álcool (sede em Canindeyú) é a maior produtora de etanol do Paraguai. Mas com a grandiosa planta, projetada para a indústria de San Pedro, a produção poderá aumentar em 150%, o que deverá levar os paraguaios rumo ao ranking mundial dos maiores produtores de etanol.  "As projeções são para 720.000 litros de etanol por dia" afirma Rafael Ranzolin, gerente geral da planta.

Com a nova indústria de etanol de San Pedro, a produtividade passará dos 14.000.000 litros de etanol/mês (atualmente produzidos pela indústria de Canindeyú) para 35.000.000 litros/mês. De fato, o país se tornará uma sumidade na América do Sul - isso aliado ao fato de que o clima do país é extremamente favorável tanto à produção de milho como cana-de-açúcar, principais fontes de etanol no Paraguai.

Graças às condições climáticas e às técnicas inovadoras de produção, o país tornou-se um grande produtor de milho, uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação de etanol, além da indústria de alimentos e do consumo animal. Conforme dados da APPEP - Associação Paraguaia de Produtores e Exportadores de Frango do país, o milho tornou-se uma potência - 1.000.000 das 5.000.000 toneladas produzidas por ano são facilmente absorvidas pelo mercado interno.

No Paraguai, em 2016, houve um aumento de 16% na comercialização de biocombustíveis e 12% na gasolina - quando comparado a 2015. No total, foram comercializados 2.572.106.383 litros de combustíveis apenas no ano passado (dados do MIC - Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai). Tudo graças ao excelente momento econômico do país, além da criação e regularização das estações de trabalho.

Fontes: Nova Cana e Notícias Agrícolas.

Conheça o Curso a Distância CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades, - elaborado por Glauco Vieira Miranda e João Carlos Cardoso Galvão, dois dos maiores especialistas do país.

Administrador 14-03-2017 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.