Por que a produção de biodiesel deve ser incentivada?

A produção de biodiesel consiste em uma forma de reduzir a emissão de poluentes, promover benefícios econômicos e sociais e diminuir a dependência de derivados do petróleo

Por que a produção de biodiesel deve ser incentivada?

Fatores econômicos e sociais têm motivado a busca e o desenvolvimento de combustíveis alternativos, apresentando-se o uso de biomassa como uma das possibilidades mais promissoras.

Assim, a utilização de recursos renováveis, ou seja, que possam ser produzidos de acordo com as necessidades, como são os vegetais, é uma alternativa para a produção de combustíveis.

A importância de se introduzir o biodiesel na nossa matriz energética é baseada em fatores econômicos, sociais e ambientais.

Fatores econômicos: O biodiesel é uma alternativa concreta para o consumo interno e diminuição da nossa dependência do mercado de petróleo. Há também a possibilidade de que o Brasil entre no negócio de exportação de biocombustíveis para o mundo. É previsível que haja no curto e médio prazos uma alta muito significativa do preço do petróleo no mercado internacional.

Como é de conhecimento de todo mundo, nem todas as regiões do planeta têm as condições climáticas de disponibilidade de terra e de água que o Brasil tem para a produção agrícola em larga escala.

Outra vantagem econômica é a possibilidade de redução das importações de petróleo e diesel refinado.

Fatores sociais: a atividade agrícola gera muito mais emprego do que a indústria do petróleo. Então, substituir derivados do petróleo por derivados agrícolas leva a um aumento na geração de emprego e, mais importante, é que esses empregos vão ficar no campo, o que vai levar à diminuição do êxodo rural, fixando o homem no campo e, com isso, diminuindo a pressão nos grandes centros urbanos.

Fatores ambientais: ao ser queimado, o petróleo libera carbono, que durante milhões de anos ficou no subsolo, diretamente na atmosfera. Com isso, aumenta a concentração de carbono na atmosfera, acarretando alguns problemas como o efeito estufa, que tem alterado o clima no mundo. Também são liberadas e emitidas na atmosfera grandes quantidades de enxofre, que estavam no subsolo, na composição do petróleo.

No caso dos biocombustíveis, é devolvido à atmosfera aquilo que a planta retirou no momento do seu crescimento, ou seja, é estabelecido um ciclo fechado de carbono, pois a planta absorve o CO2 enquanto cresce, e este é liberado quando ocorre a queima do biodiesel no motor.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


 

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 26-05-2023 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.