Centro de Produções Técnicas

Londres inaugura rua que gera energia limpa


A energia limpa é gerada à medida que os pedestres caminham ao longo das calçadas

rua gera energia limpa producao de biodiesel Londres inaugura rua que gera energia limpa

O espaço tem conquistado mais e mais clientes e é uma espécie de centro comercial .

Recentemente Londres inaugurou uma rua conhecida como Bird Street, local onde as pessoas podem fazer compras ao ar livre. Mas o que a destaca das demais ruas londrinas é o uso de tecnologias embasadas na sustentabilidade. Trata-se da microgeração de energia à medida que os pedestres caminham ao longo das calçadas. Desenvolvida pela empresa Pavegen, a inovadora tecnologia utiliza a indução eletromagnética para gerar energia cinética que alimenta dispositivos.

A energia gerada ilumina os lustres e alimenta o sistema de som

A energia gerada ilumina os lustres em formato de pássaros, além de alimentar o sistema de som, que torna o ambiente ainda mais aprazível, pois, a cada passo do pedestre, o equipamento emite sons de pássaros. Afinal não é coincidência que o nome da rua é Bird Street! Outra tecnologia utilizada é o piso equipado com transmissor de dados bluetooth. Sua função é coletar informações no momento em que as pessoas caminham pela rua.

Cada passo do pedestre é convertido em moeda digital

Dessa forma, as pessoas podem se conectar a um app, que converte cada passo em moeda digital utilizada em programas de fidelidade ou doadas a instituições filantrópicas. Outra funcionalidade do sistema é o monitoramento do fluxo contínuo de pedestres, o que facilita a detecção dos horários de pico de clientes, assim como os locais mais frequentados na rua. Além disso, é gerado um mapa térmico, que acompanha os consumidores medindo o índice de pessoas em uma área específica.

Os bancos das ruas e os origamis das lojas e dos cafés purificam o ar

O espaço tem conquistado mais e mais clientes e é uma espécie de centro comercial, onde também foram posicionados bancos da empresa ClearAir da Airlabs. Sua principal função é limpar o dióxido de nitrogênio emitido no ar, além de avaliar a qualidade do ar local de forma precisa e imediata. Outra tecnologia utilizada na rua são os origamis dos cafés e das lojas, que receberam uma cobertura de tinta Airlite para filtrar os gases NOx e as bactérias presentes no ar.

A Bird Street tornou-se uma mescla de showroom com tecnologias sustentáveis

Antes, a rua era liberada para o fluxo de carros, agora ela foi interditada para que os pedestres circulem livremente. Na verdade, a Bird Street tornou-se uma mescla de showroom com tecnologias sustentáveis. Atualmente, lojas e cafés recebem pessoas que primam por um estilo de vida saudável em um mundo onde as ações do homem não prejudiquem o meio ambiente. Na verdade, as mudanças no mercado consumidor londrino incentivaram essa nova modalidade de comércio conhecida como High Street.

Fonte: Biomassa & Bioenergia.

Confira os Cursos CPT a Distância da Área Energia Alternativa.


Salvar

Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas