Centro de Produções Técnicas

Energia solar poderá revolucionar setor elétrico


energia solar e energia eletrica producao de biodiesel Energia solar poderá revolucionar setor elétrico

Em um futuro próximo, a energia solar poderá revolucionar o setor elétrico graças aos avanços tecnológicos

Nos últimos anos, o setor elétrico tem passado por mudanças bastante significativas, principalmente com o advento da energia solar. Esta pode revolucionar a energia elétrica, pois se trata de um tipo de energia limpa e renovável, diferentemente de outras fontes de energia oriundas do petróleo. “Além de ser inesgotável e gratuita, ela é uma boa opção para reduzir os custos da energia elétrica fornecida por concessionárias”, afirma Evandro Sérgio Camêlo Cavalcanti, professor do Curso a Distância CPT Energia Solar para Aquecimento de Água em Livro+DVD e Online.

Potencial da energia solar

Embora a energia solar não seja novidade, ela está muito aquém de sua consolidação no país. Segundo a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, somente 0,01% de toda a energia gerada no Brasil vem de placas fotovoltaicas, pois sua instalação nas residências representa altos custos. Mesmo assim, o país apresenta grande potencial para energias renováveis, em especial a energia solar e eólica.

Energia solar no mundo

Pesquisas afirmam que, em nível mundial, a produção de energia solar avança muito mais que quaisquer outras fontes de energia. Esse quadro atual é devido ao fato de a energia elétrica estar cada vez mais cara. Além disso, a distribuição de energia elétrica quase não consegue atender à crescente demanda, em especial nas grandes cidades. É essencial tornar a energia solar mais acessível ao consumidor. E isso é possível com os avanços tecnológicos.

Cartão solar

O Cartão Solar, por exemplo, permite ao consumidor comprar cota em uma usina de energia distante de casa, com a vantagem de ter desconto na conta de luz. A usina gera energia solar, que é enviada para a distribuidora na mesma cidade onde fica a casa do consumidor. Este recebe a energia e ainda ganha desconto na conta de luz, só pelo fato de estar usando energia limpa. Com isso, além de economizar, o consumidor passa a contribuir com a preservação do meio ambiente – mesmo que indiretamente, pois as placas solares não estarão instaladas em sua casa.

Enercred

Outra tecnologia inovadora é a desenvolvida pela Enercred. Por meio dela, uma determinada usina em Minas Gerais gera energia solar para a Cemig – Companhia Energética de Minas. Esta opera como uma bateria, já que armazena e leva energia até as residências por meio de cabos. Como a companhia elétrica sabe que a energia consumida vem da energia solar, o consumidor paga a conta de luz com valor mais baixo. A diferença entre esta tecnologia e a anterior é que o controle de gastos é feito pela internet, até mesmo o compartilhamento da energia com outras pessoas em um condomínio, por exemplo.

O futuro da energia solar é promissor! O mesmo não podemos falar da energia elétrica. Em um futuro relativamente próximo, a energia solar poderá revolucionar o setor elétrico graças aos avanços tecnológicos.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Energia Alternativa.

Fonte: olhardigital.com.br

Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas