Centro de Produções Técnicas

Energia eólica ganha espaço no mundo


A energia eólica ganha espaço no mundo, em especial nos Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha, Espanha e Índia

energia eolica no mundo producao de biodiesel Energia eólica ganha espaço no mundo

“O uso de energia eólica no mundo tem crescido muito, nos últimos anos, devido a uma série de fatores – como a disseminação da tecnologia, o aperfeiçoamento das máquinas e, principalmente, a procura por fontes energéticas renováveis, cuja exploração resulte em baixo impacto ambiental”, afirma Antônio Leite de Sá, professor do Curso a Distância CPT Energia Eólica – Para Geração de Eletricidade e Bombeamento de Água, em Livro+DVD e Online, da Área Energia Alternativa.

A energia eólica é uma energia alternativa, limpa, renovável e abundante

A energia produzida pelos ventos, ou energia eólica, é considerada uma energia alternativa, limpa, renovável e abundante. Entretanto, para a captação da força dos ventos, é preciso um equipamento constituído de hélices gigantes conectadas a um gerador de energia elétrica. A quantia produzida depende da intensidade e da velocidade dos ventos, assim como do tamanho das hélices dos aerogeradores.

Mais de 10 bilhões de toneladas de CO2 deixam de ser lançadas à atmosfera terrestre

Pesquisas recentes afirmam que o mercado de energia eólica mundial movimenta aproximadamente 2 bilhões de dólares. São 30 mil turbinas eólicas gigantescas em trabalho ininterrupto em todo globo terrestre. Além de criar 1,7 milhão de novos empregos, o uso da energia eólica reduz significativamente a emissão de dióxido de carbono. Com isso, mais de 10 bilhões de toneladas de CO2 deixam de ser lançadas à atmosfera terrestre.

Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha, Espanha e Índia usam energia eólica em grande escala

Além dos Estados Unidos – primeiro a usar energia eólica em grande escala, a Dinamarca, a Alemanha, a Espanha e a Índia aproveitam os ventos para produção de energia. No Brasil, as regiões com maior potencial para produção de energia eólica são o Sul, o Sudeste e o Nordeste – com destaque ao Ceará (165 mil pessoas usam energia dos ventos). Mas esse tipo de energia ainda é escasso no país.

Há um futuro promissor para a produção de energia eólica no Brasil

Entretanto, há um futuro promissor para a produção de energia eólica no Brasil. Programas como o Poinfa – Programa de Incentivo às Fontes Alternativas, estimam que, até 2022, no mínimo, 10% da energia nacional virá das fontes renováveis e, entre elas, está a energia dos ventos. Isso mostra uma tendência, não apenas no Brasil como também no mundo, em prol da sustentabilidade e do respeito ao meio ambiente.

Fonte: Assim que Faz.

Confira o artigo “Piauí, quarto maior produtor de energia eólica do país” e aprimore ainda mais o seu conhecimento.


Você também vai gostar de ler:


Deixe seu Comentário

Marque a caixa abaixo para validar seu comentário

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas