Centro de Produções Técnicas

Arquivo de setembro, 2011


Os extremófilos quebram material biológico, como lascas de madeira, culturas residuais e vegetais

pinh%C3%A3o manso Conheça os micróbios que geram biocombustíveis

Recentemente foram encontrados extremófilos em pinhões-mansos do deserto, cujas sementes produzem um composto que é de 40% de óleo

Cientistas estão usando os extremófilos, moradores do fundo do mar, para produzir biocombustíveis como o etanol, de forma mais eficiente e com menor custo. Esses micróbios são capazes de se desenvolverem em ambientes quentes, como o de precessos industriais, pois estão acostumados a viver em temperaturas entre 40ºC e 45ºC. São micróbios minúsculos que vivem em ambientes quentes, salgados, ácidos ou gasosos, o que mataria outras formas de vida.

 

O biodiesel de gordura animal possui grande potencial no Brail, existem disponíveis 700 mil toneladas anuais de sebo bovino

boi 300x199 Possibilidades de produção e o uso do biocombustível

O biodiesel de gordura animal, ou sebo, tanto de bovinos como de frangos e suínos, possui grande potencial

O professor Mario Eugenio Saturso, do Instituto Municipal de Ensino Superior de Catanduva, fornece algumas instruções e estratégias para a produção e o uso do biocombustível. Ele cita que incentivos fiscais, financiamento para pesquisas e implantação de indústrias que utilizem resíduos agrícolas e lixo para gasogênio, gás de síntese, hidrogênio, metanol e diesel sintético, são muito importantes para a expansão da produção.

 

Tecnologia transforma resíduos alimentares, como cascas de laranja, em compostos químicos e biocombustíveis

laranjas 300x199 Casca da laranja vira biocombustível

Na produção comercial de suco de laranja, somente metade da fruta é utilizada, esses restos geram em torno de 8 milhões de resíduos ao ano.

Os restos são inevitáveis nos processos alimentícios, que cada vez são mais complexos e produzem resíduos orgânicos em grandes quantidades, nas áreas de cultivo, nas fábricas que processam os alimentos e pelos próprios consumidores. No Brasil, na produção comercial de suco de laranja, somente metade da fruta é utilizada, esses restos geram em torno de 8 milhões de resíduos ao ano.

 

Bactéria é capaz de transformar celulose em um biocombustível mais eficiente que o etanol

jornais 1 180x180 Bactéria transforma jornal em biocombustível

A ideia, além de barata, tem sua matéria-prima abundante, a celulose

A bactéria TU-103, descoberta por pesquisadores da Universidade de Tulane, EUA, é capaz de transformar a celulose mesmo com a presença de oxigênio, elemento mortal para outras bactérias também produtoras de butano. A notícia foi muito bem recebida pelos pesquisadores, pois produzir o álcool em um local sem oxigênio é um processo muito caro.

 

Para esse ano, a estimativa é de colher 53 mil toneladas de oleaginosas

mamona 180x180 Cresce a produtividade da mamona para produzir biocombustíveis

A meta é alavancar a mamona como principal fonte de matéria-prima para o produção de biocombustíveis

Produtores de mamona do Ceará, estão entregando sacas cheias de manonas para a Petrobras Biocombustível, a colheita teve início essa semana e deve ser finalizada na semana que vem. A produtividade nessa safra chegou a 1,2 mil quilos por hectare em algumas propriedades, o que é três vezes superior à colheita passada.

Para estimular a produção dessa oleaginosa, a Petrobras está comprando toda a safra produzida pelos agricultores, pois o baixo índice de produtividade ainda é o grande problema dessa atividade. O desafio é conseguir uma produtividade superior ao custo de produção, que é, em média, de R$ 520 por hectare.

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas