Centro de Produções Técnicas

Arquivo de abril, 2010


Reportagem do Jornal Nacional sobre o biodiesel e as oportunidades criadas por esse biocombustível

biocombustiveis jornal nacional Óleos Biocombustíveis no Jornal Nacional

“É bem sabido que quem tem energia manda. O Brasil está com esse baralho na mão e nós precisamos saber usá-lo”, diz Expedito Parente, professor da UFCE.

O biodiesel pode substituir o diesel como o álcool já faz com a gasolina. A principal diferença é que o combustível verde pode movimentar motores mais potentes, porque gera muito mais energia. O biocombustível também ajuda a reduzir o aquecimento global de duas maneiras. Na hora da queima polui bem menos que o diesel, que é feito de petróleo, além disso, as plantas transformam as partículas de gás carbônico em oxigênio. Como as partículas de gás se acumulam na atmosfera, e retêm os raios solares, um número menor dessas produzirá menos aquecimento do planeta.

O processo para produção do biodiesel segue da seguinte forma, o óleo retirado da planta passa por um processo químico, virando uma mistura de biodiesel e glicerina, que depois são separados. No Brasil, essa produção é aplicável em mais de 100 plantas e existem culturas para cada região.

No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a agricultura mecanizada favorece o plantio da soja, algodão, amendoim e girassol. No Nordeste, predomina o cultivo da manona e do pinhão manso, que podem ser cultivados durante a seca e apresentam ótimos resultados com a agricultura familiar. No Norte, o dendê é a cultura ideal e se adapta muito bem ao clima quente e úmido. Do dendê se extrai 13 vezes mais biodiesel que da soja, mas, atualmente, no Brasil, a maior produção vem dos grandes plantadores desse grão.

O Brasil precisa estar preparado para a demanda internacional. “É bem sabido que quem tem energia manda, quem tem energia tem o baralho na mão. O Brasil está com esse baralho na mão e nós precisamos saber usá-lo”, diz Expedito Parente, professor da UFCE, que desenvolveu a produção de biocombustíveis.

Texto de: Ariádine Morgan

 

Programa Caminhos, do canal TV Brasil, a respeito do comércio Brasil-União Europeia, com ênfase nos biocombustíveis.

YouTube determined that the request did not contain proper authentication.
 

É possível adaptar o motor do automóvel convencional para o biodiesel?

oleo de cozinha biodiesel 250x187 Relação do biodiesel com o setor automobilístico

O biodiesel promove a redução dos índices de poluentes emitidos na atmosfera, devido à sua menor quantidade de enxofre.

O óleo de cozinha é um dos maiores agentes de poluição dos recursos hídricos. As pesquisas indicam que, para cada um litro de óleo descartado incorretamente, 1 milhão de litros de água é contaminado. Em várias cidades brasileiras já se desenvolvem projetos de preservação do meio ambiente, por meio do recolhimento do resíduo, que é levado à produção do biocombustível. Além da conscientização, esse incentivo promove empregos e outros programas de educação ambiental.

Mas fica a pergunta: é possível adaptar o motor do automóvel convencional para o biodiesel? A resposta afirmativa é do professor do Sebrae, Ricardo Lemos, que explica como isso pode ser uma realidade. “É preciso fazer uma alteração nos tempos de ingestão da bomba, para que esse combustível possa inflamar com uma boa eficiência e rendimento no funcionamento da máquina”. Além disso, ele declara que a principal diferença entre o combustível tradicional e o “bio” é a redução dos índices de poluentes emitidos na atmosfera pelo cano de descarga, devido à menor quantidade de enxofre no biodiesel.

Em alguns postos de gasolina, o diesel já contém 2% de biodiesel. Isso não tem causado nenhum tipo de mudança, como preço ou redução da clientela. Até o final deste ano, esse percentual deve chegar a 13%, sendo obrigatória a adesão dos estabelecimentos de venda do combustível. Sendo assim, o Brasil precisa aumentar sua produção para suprir a demanda do “diesel verde”.

Veja mais detalhes na reportagem especial do MG Rural.

 

Documentário sobre a poluição causada pelos combustíveis fósseis e como essa realidade pode mudar por meio do uso de combustíveis alternativos.

YouTube determined that the request did not contain proper authentication.
 

Pesquisadores produzem biodiesel com óleos usados

biodiesel oleos usados 234x250 Como fazer biodiesel com óleos usados

Como produzir Biodiesel com óleos usados

Proteger o meio ambiente, reutilizar recursos e gastar menos dinheiro é o que querem os cientistas do Centro para a Valorização de Resíduos de Guimarães. O Projeto Newbiodiesel está um passo à frente na produção de biodiesel por meio de óleos usados.

 

Cursos de Agroindústria

CPT - Centro de Produções Técnicas

Quer Facilidade?

Ligamos para você!


Cursos de Meio Ambiente

CPT - Centro de Produções Técnicas