Quais os passos para plantar soja e alcançar sucesso na produção?

A soja tem se destacado como principal matéria-prima para produção de biodiesel

Quais os passos para plantar soja e alcançar sucesso na produção?

Segundo a Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais, no Brasil, a soja tem se destacado como principal matéria-prima para produção de biodiesel. Na verdade, mais de 75% da produção do biocombustível vem da extração do óleo contido no grão da soja. Não é mera coincidência que a produção de soja tem aumentado significativamente no país, seja pela fabricação de biodiesel seja pela fabricação de óleo comestível.

De Norte a Sul do país, a soja tem sido produzida, inclusive para exportação. Esse aumento da demanda pelo grão colocou o Brasil entre um dos maiores produtores de soja do mundo. Entretanto, para o sucesso da produção, são necessários alguns cuidados com o plantio de soja. Vejamos abaixo com mais detalhes:

Fazer a análise do solo


Uma das formas mais utilizadas para verificar a fertilidade do solo é com a análise do solo em laboratório. Assim que saem os resultados, o produtor pode proceder à adequada correção do solo com adubação e calagem. Recomenda-se que a análise seja realizada, 3 meses antes do plantio, por profissional especializado, para que as amostras sejam coletadas adequadamente e os resultados, devidamente avaliados.

No caso da soja, a profundidade de amostragem deve ser de 20 cm. Salvo em solos ácidos, onde o procedimento deve ser realizado a uma profundidade de 60 cm.

Fazer a calagem do solo


Com o resultado da análise em mãos, o próximo passo é realizar a correção para melhorar a fertilidade do solo. No caso da soja, deve-se aplicar calcário no solo para aumentar a saturação por bases a 60%. Como a soja pode ser impactada negativamente pela supercalagem, o pH do solo deve ser monitorado para se manter abaixo de 6. Outro método de correção utilizado é a aplicação de superfosfato no solo, o que aumenta a produtividade da lavoura.

Selecionar a melhor cultivar


Mais um passo para o sucesso do plantio da soja: a seleção da melhor cultivar. Para isso, recomenda-se escolher cultivares adaptadas à região. Além disso, deve-se plantar a cultivar escolhida na época ideal.

Atentar para o espaçamento e a profundidade de plantio


Para a soja, são utilizados dois espaçamentos. O tradicional com 0,45 m a 0,50 m (entre linhas) e o estreito com 0,25 m a 0,30 m (entre linhas). Quanto à profundidade de plantio, ela deve ser de 3cm a 5cm. Além disso, deve-se adotar a densidade de plantas de acordo com o tipo de cultivar de soja.

Seguir alguns cuidados no plantio direto


Na cultura da soja, o plantio direto garante uma produtividade de 20% a mais quando comparada ao plantio tradicional. Entretanto, para o sucesso do SPD, são necessários alguns cuidados essenciais. Primeiramente, o produtor não deve realizar o revolvimento do solo. Se o fizer, ele deve ser mínimo e somente nas linhas de semeadura. Além disso, deve-se manter a cobertura vegetal no solo e fazer a rotação de culturas.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Produção de Biodiesel na Fazenda

Produção de Óleo Vegetal Comestível e Biocombustível

Produção de Óleos Essenciais

Fonte: gouroagro.com.br

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 24-06-2021 Matérias-Primas

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.