O excesso de ferro na água do poço pode ser corrigido por meio de dois processos relativamente simples - aeração ou complexação
O valor máximo de ferro na água não pode ultrapassar 0,3 miligrama por litro.
Em geral, o excesso de ferro na água do poço pode estar relacionado ao longo período de repouso. Quando isso ocorre, o mineral reage com o oxigênio, o que dá à água a cor amarelada.
Mas outros fatores podem resultar no aumento de ferro na água, como a construção do reservatório em terrenos com inclinação acentuada ou em terrenos mais antigos. Como a presença do ferro acima do normal foge aos padrões do Ministério da Saúde, sua imediata correção se faz necessária.
A retirada do ferro da água é muito comum nas Estações de Tratamento de Água. O processo é conhecido como aeração e é relativamente simples - basta adicionar à água produtos coagulantes para que o mineral se transforme em floco e, assim, desça ao fundo do reservatório.
Dessa forma, torna-se mais fácil removê-lo. Após a remoção do ferro, a água passa por filtragem para que se torne própria para consumo sem colocar em risco a saúde pública.
Entretanto, há outra forma eficiente de retirar o excesso de ferro da água - trata-se do processo de complexação. O procedimento ocorre da seguinte forma: um produto chamado PHOSLAN (à base de fosfatos e atóxicos) é injetado na saída do poço por meio de uma bomba dosadora. Com isso, os níveis de ferro são corrigidos e os parâmetros exigidos para uma água de qualidade voltam ao normal - como cor, odor e turbidez.
"Para evitar o aumento de ferro na água, alguns cuidados devem ser tomados, como a inspeção dos poços - para avaliar a qualidade da água e a presença de metais em excesso, além do processo de perfuração - que deve ser realizado por empresas bem-conceituadas no mercado", afirmam Francisco Markowicz Júnior e Joaquim Aurélio Gomes, professores do Curso CPT Perfuração de Poços Artesianos e Semiartesianos.
No caso de águas subterrâneas com boa qualidade, apenas a desinfecção já é suficiente para torná-la potável. Por outro lado, se for constatado na água do poço ferro sob a forma de bicarbonato ferroso, o melhor a fazer é consultar um especialista para dimensionar o problema e indicar o melhor método de remoção do mineral.
É importante ressaltar que o valor máximo de ferro na água, permitido para consumo humano, não pode ultrapassar 0,3 miligrama por litro.
Por Equipe CPT de Redação.
Fontes: Revista Globo Rural e Tecnologia e Treinamento.
Problema de caba Rosa na água do poço . poço de 6 metros . obrigada e bom dia Sulivania
Olá, Sulivania Martins Pimentel! Como vai?
Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa tentou contato com você, mas sem sucesso.
Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.
Agradeço seu contato e precisando estamos à disposição.
Abraço!!
Equipe CPT
Meu poço artesiano a água esta saindo clara mas com cheiro forte de ferro. Como posso fazer para tirar este cheiro? O poço tem 38 metros.
Olá, Antonio ! Como vai?
A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online e você pode fazê-lo de onde quiser!!
Verifiquei no meu sistema que a consultora da empresa está tentando contato com você.
Agradecemos seu contato e precisando estamos à disposição. Abraço!!
Equipe CPT.