Como fazer uma composteira em casa?

Fazer uma composteira em casa é uma forma ambientalmente correta e sustentável de reciclar resíduos orgânicos

Como fazer uma composteira em casa?

Fazer uma composteira em casa é uma forma ambientalmente correta e sustentável de reciclar resíduos orgânicos e evitar que esse lixo siga para os aterros sanitários. Além disso, o composto orgânico resultante da compostagem vira um potente biofertilizante para as plantas. Na composteira caseira, restos de verduras, legumes, frutas, cascas de ovos e folhas, por exemplo, são decompostos pela ação de microrganismos e minhocas.

Como fazer a composteira


Para fazer a composteira, podem ser utilizados baldes de plástico ou caixas de madeira. Primeiramente, é preciso furar a parte de baixo da caixa para a saída do chorume (líquido resultante da decomposição da matéria orgânica). Além dos furos na base do recipiente, é importante furar as laterais para favorecer a aeração (entrada e saída de ar) da composteira.

Em seguida, o fundo da composteira deve ser coberto com papelão. O próximo passo é intercalar camadas de material seco, como papel e grama, com camadas de material úmido, como cascas de frutas e verduras. Vale ressaltar que as camadas de material úmido devem apresentar a maioria dos resíduos constituídos de alimentos crus.

O passo seguinte é fechar a composteira para que os insetos não entrem. Os furos feitos na caixa permitirão que o ar entre e saia acelerando a decomposição da matéria orgânica e a transformando em composto. Para acelerar ainda mais o processo de compostagem, os resíduos orgânicos devem ser bem picados.

Verificando o material


Com os resíduos orgânicos adequados, a manutenção da temperatura na faixa correta e a temperatura ambiente ideal, bastam 2 meses para formar um bom composto orgânico. Caso contrário, o processo de compostagem pode se estender por 6 meses. Para verificar se o material se transformou em húmus, observe se ele apresenta aspecto e cheiro de terra.

Controlando a umidade


A umidade da composteira deve ser monitorada a cada dois dias. Basta apertar, com a mão, o material. Se gotejar, a umidade está perfeita, mas se estiver seco, é preciso regar com água. Se a água jorrar significa que o material está com umidade em excesso. Nesse caso, deve-se adicionar mais material seco e mexer novamente. Caso o material esteja com mau odor, acrescente mais material seco e remexa bem.

Não coloque na composteira:


Carvão, cinzas e bitucas de cigarro; papel impresso com tinta e folhas de revista; papel parafinado; papel higiênico; fezes de animais de estimação; resíduos de madeira envernizada; baterias e pilhas; tinta; plástico; metal; vidro; produtos tóxicos; óleo; restos de comida com óleo, azeite e tempero.

Armazenagem do composto


Antes de usar o húmus (composto orgânico), ele deve ser armazenado, por sete dias, em saco ou recipiente plástico em local arejado e coberto. Após esse tempo, ele pode ser aplicado no solo para adubar as plantas.

Conheça os Cursos CPT da Área Meio Ambiente:

Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento

Compostagem de Carcaças e Outros Resíduos de Origem Animal

Aterro Sanitário - Planejamento e Operação

Fonte: G1

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 17-06-2021 Meio Ambiente

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.