A importância da produção de etanol a partir do milho

A importância da produção de etanol a partir do milho. Algumas regiões do país entenderam a importância da produção de etanol a partir do milho, pois trata-se de um excelente biocombustível.

Algumas regiões do país entenderam a importância da produção de etanol a partir do milho, pois trata-se de um excelente biocombustível

A importância da produção de etanol a partir do milho

"O milho tornou-se uma das culturas mais importantes do país, cultivada tanto em grandes como pequenas propriedades, onde assume importante papel social de manutenção de milhares de famílias rurais", afirmam Glauco Vieira Miranda e João Carlos Cardoso Galvão, professores do Curso a Distância CPT Produção de Milho em Pequenas Propriedades, em Livro+DVD e Online, da Área Agricultura.

Se o Brasil é um grande produtor de milho, então por que não o aproveitar ao máximo? Além da produção de grãos para a indústria e para o consumo in natura, o cereal pode ser utilizado como matéria-prima para a produção de etanol. Os norte-americanos, por exemplo, tornaram-se rapidamente os maiores produtores de etanol a partir do milho. Mas os brasileiros ainda continuam a fabricar etanol apenas com cana-de-açúcar.

Segundo Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é imprescindível que o Brasil comece a fabricar etanol em escala a partir do milho. "Inclusive, a região Centro-Oeste é grande produtora do grão. Lá os agricultores têm considerado a possibilidade de se adotar um programa de etanol produzido com milho", afirmou Maggi em recente palestra no Fórum Mais Milho (Castro/PR).

De acordo com a Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, as projeções indicam que a safra nacional de milho chegará a mais de 90 milhões de toneladas em 2017. Isso porque o milho é a cultura preferida dos agricultores, inclusive no cultivo rotacionado com a soja. Entretanto, é de fundamental importância encontrar meios eficientes para otimizar o seu aproveitamento assim como ocorre nos Estados Unidos.

Felizmente, algumas regiões do país entenderam a importância da produção de etanol a partir do milho, pois trata-se de um excelente biocombustível. Em Mato Grosso, usinas flex - produtoras de etanol de cana e milho, já são uma realidade.

Recentemente, em Lucas do Rio Verde, foi inaugurada a primeira planta de fabricação de etanol exclusivamente do milho. Fonte: Biomassa & Bioenergia. Confira o artigo "Governo reduz imposto do PIS/Cofins sobre etanol" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Administrador 30-08-2017 Biodiesel

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.