Descubra como é gerada a energia das ondas

A principal vantagem da energia das ondas é o baixo impacto ambiental, pois se trata de uma energia limpa, que não emite CO2 à atmosfera terrestre.

A energia das ondas é renovável e limpa dentro dos padrões da sustentabilidade

Descubra como é gerada a energia das ondas

A energia das ondas é renovável e limpa dentro dos padrões da sustentabilidade. Mas como ela é gerada? Primeiramente, devemos saber como são formadas as ondas. Elas são o resultado da força dos ventos na superfície do oceano. Para transformar esse movimento em energia elétrica, é preciso que as ondas sejam contínuas. Por isso, locais onde os ventos não formam ondas continuamente não são propícios para gerar energia ondomotriz.

O comportamento regular das ondas gera uma energia cinética perfeita para a geração de eletricidade - o mesmo ocorre com os ventos que geram energia eólica. Para gerar energia, a região deve permitir que a tecnologia ondomotriz seja viável. Ou seja, o mar é condição fundamental para que a energia das ondas possa ser implantada. Além disso, o movimento das ondas deve ser contínuo e suficiente para gerar energia cinética estável.

A principal vantagem da energia das ondas é o baixo impacto ambiental, pois se trata de uma energia limpa, que não emite CO2 à atmosfera terrestre. Por outro lado, o local onde é instalado o sistema ondomotriz torna-se impróprio para pesca. Portanto, o impacto é leve, mas ainda assim ocorre no meio ambiente.

Antes de instalar os dispositivos, é preciso realizar um bom estudo ambiental para uma avaliação mais precisa. "Com a avaliação de impactos ambientais, pode-se exigir a observação de pontos que possibilitem a harmonização da relação do homem com o ambiente, disciplinando a ação humana e impondo limites à utilização dos recursos naturais, como a energia das ondas", afirma Elias Silva, professor do Curso a Distância CPT Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais da Área Meio Ambiente.

Principais sistemas ondomotrizes:

Absorvedores flutuantes

Os absorvedores flutuam na água do oceano. Tratam-se de enormes boias compostas por turbinas. Quando as ondas passam, um pistão dentro da boia é movimentado, o que ativa a turbina para geração de energia elétrica.

Atenuadores

Os atenuadores flutuam paralelamente à direção das ondas. Tratam-se de dispositivos longos e segmentados, conectados a bombas hidráulicas. Quando as ondas passam, estas são movimentadas, o que alimenta um transformador de energia elétrica.

Terminais

Os terminais são torres instaladas na costa do mar. Em cada torre, há uma turbina. Quando as ondas passam, elas movimentam a coluna de água na base da turbina subindo e descendo. Isso faz com que a turbina seja acionada e transforme o movimento cinético em energia elétrica.

Dispositivos overtopping

Os dispositivos overtopping são enormes caixas, como balsas flutuando no mar. Quando as ondas passas, elas enchem de água. Com a ajuda da gravidade, a água é empurrada, o que aciona a turbina no fundo, que transforma o movimento em eletricidade. Fonte: Portal da Energia.

Confira o artigo "Conheça o Código das Águas Brasileiro" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Administrador 25-08-2017 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.