Preservar a água da propriedade? Como assim?

O homem do campo e as propriedades rurais utilizam a água para alimentação humana e animal, irrigação, higiene e questões sanitárias, essenciais à manutenção das propriedades

Preservar a água da propriedade? Como assim?

A produção de alimentos no campo seria impossível sem a presença de água. Ela é fonte de nutrientes para o homem, para os animais, necessária para a formação de pastagens e todos os tipos de cultivares e grãos.

No meio rural, a água é utilizada em currais e criatórios de animais. Quando pensamos em suinocultura, por exemplo, visualizamos o gigantismo das instalações e o grande volume de água consumido.

Mas o uso da água não é menos importante em áreas destinadas à criação de cavalos e aves. A água consumida pelos animais deve ser uma água de qualidade. Caso contrário, pode ser uma via de transmissão de diversas doenças e levar os animais à morte.

A água também é empregada em processos de beneficiamento de produtos agrícolas. A boa qualidade da água garante a boa qualidade da produção animal e de produtos dela derivados.

Contudo, a indústria de produtos de origem animal demanda grandes volumes de água durante a higienização e nas etapas do processo industrial, incluindo o resfriamento do maquinário.

Trata-se de um desafio orientar o homem do campo sobre os resíduos e dejetos gerados na propriedade que podem de certa forma e ao longo do tempo prejudicar a saúde dele, de seus familiares e até da criação.

É necessário orientar o empresário rural e o pequeno produtor rural sobre a importância de preservar da vegetação de fontes e nascentes que garantem a água de boa qualidade.

Além disso, soluções de saneamento e processos de tratamento para despoluição da água em seu retorno ao meio ambiente precisam ser divulgadas também no meio rural.

Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os Cursos CPT? Assista ao vídeo:


  

Conheça os Cursos CPT da Área Medicina Veterinária

Por Daniela Guimarães.

Daniela Aparecida Guimarães Lopes 03-03-2023 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.