Importância da bioenergia na produção de biocombustíveis e energia elétrica

No Brasil, produzimos bioenergia com fontes primárias, como bagaço de cana-de-açúcar

Importância da bioenergia na produção de biocombustíveis e energia elétrica

No Brasil, produzimos bioenergia com fontes primárias, como bagaço de cana-de-açúcar. Inclusive, essa matéria-prima corresponde a aproximadamente 18% da matriz energética do país. Outra fonte primária é a madeira, mas em menor uso quando comparada à cana. Enquanto o nosso principal produtor de bioenergia é São Paulo, as estimativas indicam que a energia da biomassa terá um futuro promissor, abrangendo 30% de toda a energia do mundo até 2050.

Quais as vantagens da bioenergia?


Além de ser uma fonte de energia limpa para produção de biocombustíveis e energia elétrica, o uso da bioenergia não causa alterações na atmosfera terrestre. Sem falar da grande vantagem de ser um tipo de energia renovável, que não se esgota com o tempo, como o petróleo. Fora que a energia gerada da biomassa é uma forma sustentável de reaproveitar resíduos, normalmente, descartados no meio ambiente.

Além disso, a produção de bioenergia reduz a emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera terrestre. Sem falar que a energia da biomassa requer custos e investimentos baixos para ser produzida. Com todas essas vantagens, a bioenergia é uma ótima alternativa para substituir os combustíveis fósseis, que são altamente poluentes ao meio ambiente.

O que é biomassa?


Quando nos referimos à biomassa, falamos de todo tipo de matéria-prima orgânica vegetal ou animal. Quando utilizada para produção de bioenergia, podem ser obtidos biocombustíveis e energia elétrica. Nesse sentido, podemos dizer que a biomassa permite uma maior diversidade de energia, o que otimiza a matriz energética do país. E tudo isso sem causar impactos ambientais, como os combustíveis fósseis e as usinas hidrelétricas.

Quais as fontes de biomassa?


São várias as fontes de biomassa viáveis para a produção de bioenergia, como bagaço da cana-de-açúcar, além da parte residual de milho, cereais, frutas e outros vegetais. Sem falar da serragem, da maravalha, da lenha, da madeira, dos óleos vegetais (mamona e girassol) e dos dejetos orgânicos produzidos na pecuária.

Quais os combustíveis obtidos da bioenergia?


O bioetanol é produzido com o uso de resíduos agroindustriais, como bagaço de cana-de-açúcar. Esse biocombustível corresponde a mais da metade do consumo nacional. “Já o biodiesel é produzido com óleos vegetais, como dendê e soja, sendo menos poluente que o diesel fóssil”, explica Paulo Anselmo Ziani Suarez, professor do Curso CPT Produção de Biodiesel na Fazenda.

Quanto ao biogás, ele é formado por metano e pode substituir o gás natural. Em relação ao biometano, ele é produzido da purificação do biogás e também é formado por metano, sendo obtido de aterros sanitários, águas residuais da agroindústria e dejetos animais.

Conheça os Cursos CPT da Área Biocombustíveis:

Produção de Biodiesel na Fazenda

Produção de Álcool Combustível na Fazenda

Produção de Óleo Vegetal Comestível e Biocombustível

Fonte: Tecnologia no Campo

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 20-04-2021 Meio Ambiente

Faça já o Download Grátis

Download brinde Passo a Passo para Construção de uma Fossa Séptica Biodigestora

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.