Aprenda importantes métodos de conservação do solo

Não há métodos isolados de conservação do solo, mas sim um conjunto deles para se chegar a melhores resultados

Aprenda múltiplos métodos de conservação do solo

Segundo Caetano Marciano de Souza, professor do Curso CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo, o solo é fonte de nutrientes e água para as plantas, além de ser o elemento de sustentação, que possibilita o estabelecimento e o desenvolvimento das culturas. Por estes motivos, é de fundamental importância que utilizemos técnicas adequadas e apropriadas para conservá-lo.

Vale destacar que não há métodos isolados de conservação do solo, mas sim um conjunto deles para se chegar a resultados cada vez melhores. Vejamos quais:

Prevenir a erosão


A erosão pluvial impacta os mais diferentes tipos de solo. Geralmente, ela ocorre quando a forte chuva entra em contato com o solo sem vegetação e remove a sua cobertura superficial. Consequentemente, ocorre desgaste do solo e deslizamento de terra.

Além disso, esse processo torna o solo pobre, pois carrega os seus nutrientes. Como prevenção, são feitas curvas de nível para permitir o escoamento da água das chuvas. Trata-se do desenho de linhas com altitudes variadas, mas na mesma área agrícola.

Fazer o plantio direto


Outra forma de conservar o solo é com o plantio direto. Trata-se da semeadura do solo, sem revolvê-lo com máquinas, como arados ou grades. O processo permite a retenção de umidade no solo, o que é vantajoso para as culturas, principalmente em época de estiagem. Sem falar que esse sistema previne a erosão, descarta a necessidade de replantio, além de economizar combustível e insumos. Atualmente, o SPD abrange milhões de hectares de terras em todo o país.

Realizar a rotação de culturas


A rotação de culturas também garante a conservação do solo. Trata-se de alternar duas culturas na mesma área conforme a estação do ano. Esse método impede que o solo perca a qualidade, graças às inúmeras vantagens proporcionadas pelas culturas alternadas. Dentre os principais benefícios, temos:

->Torna maior a atividade biológica no solo;
->Melhora a disponibilidade de nutrientes;
->Recupera a estrutura do solo;
->Aumenta a biomassa.

Fazer o reflorestamento


O reflorestamento pode ser realizado com pinheiros e eucaliptos, pois ambos crescem rapidamente, podem ser cortados em período mais curto e resistem a várias pragas e doenças. Entretanto, o reflorestamento com espécies vegetais nativas é o mais recomendado, pois preserva a fauna e os biomas locais, reduz os riscos de inundação e erosão, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Conheça os Cursos CPT:

Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo

Reposição Florestal

Plantio Direto

Fonte: Caep Brasil

Por Andréa Oliveira

Andréa Oliveira 28-04-2021 Meio Ambiente

Deixe um Comentário

Comentários

Não há comentários para esta matéria.